O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Ribeirão Preto divulgou comunicado, nesta terça-feira, 15 de abril, em que informa a expulsão do filiado Rubens Chiorato Júnior do quadro de filiados da legenda. A decisão foi tomada em reunião extraordinária realizada no dia 14 de abril de 2025 e deliberada, por maioria absoluta de seus membros. Em 2008, então no PSOL, Chiorato foi candidato a prefeito de Ribeirão Preto. Naquela eleição teve 4.894 votos.
Segundo o PT, a decisão foi tomada após a tramitação regular de processo disciplinar interno, iniciado com base em representação formal apresentada por outro filiado. O processo obedeceu aos princípios do contraditório e da ampla defesa, sendo conduzido de acordo com o Estatuto do PT e respeitando os preceitos democráticos e éticos que norteiam nossa trajetória política.
“As condutas praticadas por Rubens Chioratto Júnior foram consideradas graves e reiteradas, atentando contra a disciplina, a solidariedade militante, a honra de dirigentes e o funcionamento democrático do partido. Sua permanência tornou-se incompatível com os valores que orientam a nossa luta histórica por justiça social, igualdade e respeito à diversidade”, diz o texto.
O Tribuna Ribeirão apurou que o filiado teria publicado um vídeo nas redes sociais em que critica e expõe decisões internas da legenda. O Regimento do PT estabelece que assuntos internos tem que ser discutidos internamente. Filiados ouvidos pela reportagem, entre eles, o autor da representação, afirmaram eu ele é uma pessoa difícil e considerada encrenqueira. O Tribuna não havia conseguido falar com Chiorato até a publicação desta matéria.