Por Hugo Luque
A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu nesta terça-feira, na sede da entidade, em São Paulo, os participantes da Copa Paulista de 2025. O Comercial vai disputar a Copa Paulista pela sétima temporada consecutiva e estará acompanhado do rival Botafogo.
O Leão do Norte recebeu convite e foi confirmado na competição após o conselho técnico, que também definiu os grupos e a fórmula de disputa.
Era grande a expectativa para saber o futuro do Bafo em 2025. Rebaixado na Série A3 do Campeonato Paulista, o time de Ribeirão Preto não havia garantido vaga no torneio e poderia ficar sem calendário no segundo semestre.
O presidente Antônio Campanelli, inclusive, chegou a admitir que, caso o clube não recebesse o convite para a Copa Paulista, ele renunciaria ao comando. No entanto, após uma série de desistências, o Alvinegro foi chamado.
Na última edição, no ano passado, o Comercial chegou às quartas de final e foi eliminado pelo Monte Azul. A melhor campanha da história do Leão no certame foi em 2011, quando a equipe foi vice-campeã.
Come-Fogo
Assim como em 2024, o clássico Come-Fogo voltará a acontecer. O Botafogo também recebeu convite e está no Grupo 2, que tem, além do Comercial, Francana, Inter de Limeira, Itapirense e União São João.
Na última temporada, o clássico ocorreu também na primeira fase. O Pantera goleou no primeiro turno, em casa, por 4 a 1, e o empate sem gols estampou o placar do Palma Travassos no segundo encontro. No entanto, o Tricolor acabou eliminado ainda na fase inicial.
A melhor campanha da equipe do Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet foi o vice-campeonato, em duas oportunidades (2014 e 2021). As datas das partidas ainda serão divulgadas pela FPF.
Formato de disputa
Ao todo, 23 clubes foram divididos em quatro grupos – um de cinco times e três de seis. Desses, sete serão eliminados na primeira fase e os restantes disputarão o mata-mata, que começará nas oitavas de final, sempre com duelos de ida e volta. O VAR será implementado na competição a partir das quartas de final.
Segundo a entidade, a primeira rodada está marcada para 15 de junho. Os finalistas garantem calendário nacional em 2026: o campeão escolhe se deseja jogar a Série D do Brasileiro ou a Copa do Brasil, enquanto o vice fica com o posto que sobrar.