A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP) informou nesta quarta-feira, 2 de abril, que o Edifício do Ciclo Básico já está com 53% das obras finalizadas. Com valor global estimado de R$149.209.311,58. o novo prédio deverá ficar pronto e ser inaugurado no segundo semestre deste ano.
O prédio terá cerca de 24 mil metros quadrados e vai abrigar os departamentos de Farmacologia, Fisiologia, Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos, Bioquímica e Imunologia e Genética, em um trabalho integrado e com facilidades partilhadas, propiciando uma eficácia maior em pesquisa básica.
O edifício contará com quatro blocos interligados, além de um biotério moderno e espaços didáticos e de bem-estar. O novo espaço fica ao lado do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (DM-FFCLRP/USP). Terá, ainda, um anexo onde será alojada uma equipe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que trabalhará em parceria com a USP em futuras pesquisas.
Também atenderá no novo edifício o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), da França. O projeto, que começaria já em fevereiro de 2024, prevê o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e franceses, que participarão de estudos e pesquisas na área de imunologia.
Com a construção do novo edifício, que teve as obras iniciadas em novembro do ano passado, a ideia é que o prédio central da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo concentre as atividades administrativas e culturais.