A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (2) a Operação Outside, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e no desvio de produtos químicos utilizados na preparação de entorpecentes.
Ao todo, foram expedidos três mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão, todos pela 7ª Vara Federal de Ribeirão Preto (SP). As ordens judiciais estão sendo cumpridas nos municípios de Ribeirão Preto e Franca, no interior paulista.
A Operação Outside é um desdobramento da Operação Car Wash, realizada em 30 de novembro de 2023. Segundo as investigações, os suspeitos forneciam endereços para o recebimento de insumos químicos como lidocaína e tetracaína, adquiridos na China e enviados ao Brasil via Correios. A maioria dos destinatários das substâncias estava concentrada na cidade de Franca (SP), onde um dos investigados residia.
De acordo com a PF, os insumos eram utilizados para aumentar o volume da cocaína comercializada pela organização criminosa ou por terceiros. Durante a apuração, diversas remessas foram apreendidas graças à atuação da Receita Federal e dos Correios no centro de recepção e distribuição de encomendas internacionais.
Os investigados poderão responder pelo crime de posse, depósito ou transporte de produto químico controlado desviado para a produção de drogas, cuja pena prevista varia de cinco a 15 anos de reclusão