Por: Adalberto Luque
Um ônibus com estudantes e uma carreta bateram, na madrugada desta sexta-feira (21). O acidente ocorreu na Rodovia Waldir Canevari (SP-355/330), em Nuporanga, região metropolitana de Ribeirão Preto.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o ônibus retornava da cidade de Franca, com destino a São Joaquim da Barra, região metropolitana de Ribeirão Preto. No ônibus havia cerca de 30 passageiros.
O grupo regressava após a aula na Unifran (Universidade de Franca). Já em Nuporanga, próximo à divisa com São José da Bela Vista, uma carreta vinha no sentido oposto, seguindo de Pirangi (SP) para Itaú de Minas (MG).
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Por motivos a serem esclarecidos, a carreta atingiu a lateral esquerda do ônibus e foi rasgando a lataria. Diversas viaturas do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Polícia Militar Rodoviária (PMRv), foram rapidamente ao local.
No ônibus, 12 pessoas que estavam do lado atingido morreram na hora. Outras 19 sofreram ferimentos e foram levadas para vários hospitais na região. Algumas estavam em estado grave. No início da manhã, pelo menos 15 dos feridos já tinham recebido alta dos hospitais.
Os dois motoristas e outras duas pessoas seguiam internadas, uma das quais, com traumatismo craniano, foi levada para um hospital em Franca. O motorista do caminhão também foi para o mesmo hospital
Informações de testemunhas apontam que vários corpos estavam retalhados, com amputações. Equipes da Polícia Técnico-Científica, Polícia Civil e Polícia Militar também estiveram no local para o trabalho de perícia.
A funerária que recolhia os corpos precisou da ajuda com iluminação dos faróis dos carros que estavam ajudando na ocorrência para localizar restos humanos espalhados pela pista.
A hipótese mais provável é que um dos veículos tenha tido problemas com o desnível que existe na rodovia, para o acostamento precário e pode ter voltado para a pista e invadido o sentido contrário, ocasionando a colisão lateral. Isso, todavia, será alvo de investigação e depende da conclusão da perícia.
A Rodovia Waldir Canevari é uma rota alternativa, em substituição à Rodovia Fábio Talarico (SP-345), que está com um trecho interditado desde o final do ano passado por conta de reformas em uma ponte que estava comprometida.
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Os corpos foram levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Franca para reconhecimento. Somente depois é que serão liberados para os familiares.
Prisão
A Polícia Civil espera o motorista do caminhão receber alta médica para prendê-lo em flagrante. Ele será enquadrado por omissão de socorro e fuga do local do acidente. Em depoimento no hospital, o condutor do caminhão disse ter se escondido em um canavial porque ficou com medo de ser agredido.
O advogado da empresa proprietária do caminhão disse ter ouvido do motorista que ele perdeu o controle do veículo e saiu para fora da pista, onde há um desnível para o acostamento. Ao tentar retornar, a hipótese é que tenha perdido o controle do caminhão. Contudo, segundo policiais que trabalharam no resgate das vítimas, qualquer hipótese ainda deve ser comprovada e isso depende da análise da perícia.
Jovens
A maioria dos mortos e feridos eram jovens, com idades entre 18 e 25 anos. Era o terceiro dia de aula e muitos estavam iniciando no curso superior. A Unifran decretou luto oficial por três dias. As aulas nesta sexta-feira foram suspensas.
Governo do Estado
Em nota, o governo de São Paulo diz que “lamenta profundamente e solidariza com os familiares das vítimas do acidente entre um ônibus e uma carreta, que ocasionou na morte de doze estudantes da Universidade de Franca em Nuporanga.” O governador Tarcísio de Freitas decretou luto oficial de três dias.
Os corpos das vítimas foram levados ao Instituto Médico Legal de São Joaquim da Barra e as equipes trabalham para identificação e liberação para as famílias. O Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) acompanha o caso e dá suporte à equipe do IML no trabalho de identificação.
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Arestp) diz que o ônibus estava regular e com a vistoria em dia. O Departamento de Estradas e Rodagem (DER-SP) finaliza o projeto executivo da obra estrutural que será realizada na ponte sobre o Rio Salgado, no km 63,3 da Rodovia Prefeito Fábio Talarico, com previsão de início da licitação na primeira quinzena de março e início das obras, no menor prazo possível, com duração estimada entre quatro e seis meses.
Em novembro de 2024, logo após a interdição, o DER já havia realizado o serviço emergencial de injeção de concreto na ponte, com o objetivo de preservar a estrutura até a execução dessa obra estrutural que será contratada. A interdição foi necessária devido à constatação de patologias em dois pilares da ponte, em decorrência do deslocamento de um talude existente no local.
(Matéria atualizada às 10h22)