Em comemoração aos 151 anos da Imigração Italiana no Brasil, data celebrada na próxima sexta-fera, 21 de fevereiro, o Museu Casa da Memória Italiana organizou uma programação especial e gratuita, com nova exposição, palestra sobre a obtenção de cidadania e workshop para educadores.
Nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, às 19 horas, acontecerá a palestra “Cidadania italiana em 2025: quem tem direito e o que muda com a nova legislação vigente”, com os advogados Renato Vercesi e Isabela Paterlini, da Vercesi & Paterlini Cidadanias Europeias.
O museu realiza a abertura da exposição “Entre Retratos, Bules e Memórias: Casamentos e Tradições dos Italianos em Ribeirão Preto” na sexta-feira (21), a partir das 19 horas .A mostra conta com três núcleos. O primeiro traz itens recentes do acervo do Museu Casa da Memória Italiana, a partir da coleção pessoal e do estúdio dos fotógrafos Romildo e Névio Cantarelli.
O segundo fala sobre a Cafeteira Bradaschia (Bule Batatais) e a história de sua tradição na Casa da memória Italiana. Por fim, a reapresentação da obra site-specific “Sonho em Metros”, da artista visual Weimar Amorim. A formação de educadores “Entre Bules e Retratos: Conectando Saberes e Histórias no Museu Casa da Memória Italiana”, acontecerá no sábado (22), às dez horas, com direito a entrega de certificado de participação.
Voltada para professores das mais diversas temáticas e arte educadores, a atividade prática ministrada pelo corpo educativo e gestor do Museu tem como objetivo explorar os assuntos apresentados na instituição a respeito de seu acervo, pesquisas e as influências da imigração italiana na região, por meio da exposição em cartaz.
“A ação irá sugerir atividades práticas possíveis de serem replicadas com estudantes e diferentes públicos, explorando o universo da fotografia e a sua relação com a luz, explica Gabriel Azarias, cogestor do Museu. As atividades da Semana do Imigrante Italiano são gratuitas e não precisam de agendamento prévio.
Sobre o museu – O Museu Casa da Memória Italiana, localizado na região Central de Ribeirão Preto, segue em atividade por meio da gestão do Instituto Casa da Memória Italiana, uma entidade privada, sem fins lucrativos.
Em setembro de 2014, o imóvel localizado na rua Tibiriçá nº 776 foi doado por Edilah de Faria Lacerda Biagi, Maurílio Biagi Filho e Weimar Marchesi de Amorim ao instituto, fundado com o objetivo de levar adiante o projeto de implantação do Museu.
O Museu Casa da Memória Italiana desenvolve atividades de preservação do acervo, de pesquisa sobre a edificação e os moradores, de visitas mediadas, de exposição de arte contemporânea, de oficinas e o Concerto de Natal, entre outras ações, por meio de projetos culturais de incentivo fiscal, patrocínios e doações.
São realizadas visitas (agendar com antecedência) às quintas e sextas-feiras, às 15 horas e aos sábados, às dez horas e 11h30. Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelos telefones (16) 3904-2750 e (16) 99760-9946 (WhatsApp). Saiba mais: www.casadamemoriaitaliana.com.br.
Serviço
Evento:
Semana do Imigrante
Palestra:
“Cidadania italiana em 2025: quem tem direito e o que muda com a nova legislação vigente”
Com: Renato Vercesi e Isabela Paterlini
Quando:
quinta-feira, 20 de fevereiro, às 19 horas
Exposição:
“Entre Retratos, Bules e Memórias: Casamentos e Tradições dos Italianos em Ribeirão Preto”
Formação de educadores:
“Entre Bules e Retratos: Conectando Saberes e Histórias “
Quando:
sábado, 22 de fevereiro, às 10 horas
Abertura:
sexta-feira, 21 de fevereiro às 19 horas
Onde: Museu Casa da Memória Italiana
Quando: sábado 1º de fevereiro
Horário: 10 horas
Endereço: rua Tibiriçá nº 776, Centro
Site:
www.casadamemoriaitaliana.com.br
Informações e
agendamentos *: (16) 3904-2750 e (16) 99760-9946 (WhatsApp)
* Para este evento não há necessidade de agendamento