Tribuna Ribeirão
Geral

Vendas no comércio sobem 4,7% em 2024 

Além de ser o oitavo ano seguido de expansão, é também a maior alta desde 2012, quando aumentou 8,4% (Alfredo Risk)

As vendas no comércio cresceram 4,7% em 2024 na comparação com o ano anterior. Além de ser o oitavo ano seguido de expansão, é também a maior alta desde 2012, quando aumentou 8,4%. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
 
É um número bastante expressivo”, apontou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos. A alta anual se consolidou mesmo com o resultado de dezembro, que ficou 0,1% abaixo de novembro, movimento considerado pelo IBGE como estabilidade, ou seja, não é um recuo expressivo. Em comparação com dezembro de 2023, houve expansão de 2%. 
 
A média móvel trimestral, isto é, o comportamento dos três últimos meses do ano, foi também de estabilidade (0%). O IBGE destacou que o resultado de dezembro coloca o comércio brasileiro 0,3% abaixo do ponto mais alto registrado em outubro de 2024. “É uma estabilidade na alta”, avalia Santos sobre o comportamento do comércio no fim do ano. 
 
O analista do IBGE explica que entre os fatores que impulsionaram o comércio em 2024 estão a expansão da massa de rendimento dos trabalhadores, o número de pessoas ocupadas e o crédito estável. A taxa de desemprego de 2024, de 6,6%, foi a menor da série histórica do IBGE.  
 
 

Postagens relacionadas

Portaria libera recursos para a atenção à saúde dos caminhoneiros

Redação 1

Ônibus passam a aceitar cartão

Redação 2

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 40 milhões no próximo sorteio

Redação 10

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade