Valdir Avelino *
[email protected]
A direção do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis lançou oficialmente a Campanha Salarial 2025, tendo como slogan a frase “Unidos, pra Caminhada Valer a Pena”. O lançamento oficial serve como um ponto de partida para identificarmos as questões prioritárias que farão parte da pauta dos servidores, reforçarmos a mobilização da categoria e darmos início às negociações com o atual governo. Durante o mês de fevereiro, a direção do Sindicato realizará reuniões setoriais com todos os segmentos da nossa categoria. A adaptação da pauta para as necessidades setoriais, permitirá que as reivindicações dos servidores sejam mais relevantes e eficazes, aumentando a mobilização e, com isso, as chances de alcançar acordos que atendam às demandas específicas dos nossos trabalhadores.
A direção do nosso sindicato, desta forma, cumpre com o compromisso de coordenar uma campanha salarial democraticamente debatida, planejada, inclusiva e representativa. Abrindo espaços para ouvir toda a categoria, garantimos uma abordagem mais abrangente e assertiva em relação às melhorias desejadas pelos servidores. A mobilização e a participação dos trabalhadores nas atividades da campanha salarial serão fundamentais para demonstrar a força e a união da nossa categoria em torno da pauta a ser apresentada. Daí o lema da nossa campanha: é preciso união, desde já, para a caminhada valer realmente a pena.
No lançamento da campanha salarial 2025, o nosso Sindicato destacou quatro anseios estratégicos que nortearão a definição da nossa pauta de reivindicações: 1. Reposição das perdas; 2. Valorização Profissional; 3. Melhores condições de trabalho; 4. Aposentadoria Digna. A valorização dos servidores, o fortalecimento e a ampliação do serviço público municipal têm sido os eixos principais das nossas campanhas salariais. Assim, como não poderia deixar de ser, a campanha salarial 2025 tem como objetivo central garantir melhores condições de trabalho, salários justos e benefícios adequados para os nossos servidores, da ativa, aposentados e pensionistas.
Eu não tenho dúvidas de que encontrar soluções que venham a atender as questões e demandas dos nossos trabalhadores, mais do que um compromisso assumido pelo atual governo ainda na campanha eleitoral, deve ser entendido também como uma forma de valorização e fortalecimento do serviço público municipal. Afinal, criar estratégias e projetos que contribuam para a realização e aperfeiçoamento pessoal e profissional dos trabalhadores do serviço público municipal, é proporcionar condições para que estes trabalhadores contribuam ainda mais para suprir os anseios e necessidades da nossa população.
* Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis