Por Hugo Luque
O Botafogo perdeu mais uma na atual edição do Campeonato Paulista neste sábado, contra a Portuguesa, por 3 a 2, pela sexta rodada da competição. Na Arena Pacaembu, o Pantera começou o jogo muito mal e cedeu todos os três gols nos primeiros 27 minutos.
Apesar de ter esboçado uma reação, o time comandado por Márcio Zanardi não foi capaz de empatar, embora tenha tido seu melhor desempenho ofensivo neste ano.
Com mais este revés, o Tricolor foi ultrapassado pela própria Lusa e voltou para a lanterna do estadual, com três pontos, além de permanecer na última colocação do Grupo A. Sem vencer nesta temporada, a equipe ribeirão-pretana volta a campo quarta-feira, às 21h35, contra o Santos, na Vila Viva Sorte.
O jogo
Dona da casa, a Portuguesa começou bem, em cima do adversário, e abriu o placar logo aos cinco minutos, quando Maceió aproveitou passe de Renan Peixoto para marcar. O Botafogo mostrou problemas ofensivos, como tem sido o padrão neste ano. Aos 23, a Lusa ampliou com Cristiano e, quatro minutos mais tarde, Jajá marcou o terceiro.
Foi então que a Portuguesa, confortável em campo, passou a administrar o placar. Incomodado com o péssimo desempenho de seus comandados, Zanardi promoveu quatro substituições antes mesmo do intervalo. Deu resultado. Nos acréscimos, Leandro Maciel diminuiu após cobrança de falta ensaiada.
A Lusa não quis dar sopa ao azar e partiu mais uma vez para o ataque na volta do vestiário, com direito a bola no travessão – o lance, contudo, foi parado por impedimento. A primeira grande chance tricolor veio de Douglas Baggio, que parou no goleiro Rafael Santos. Um gol naquele momento poderia mudar a história.
Pouco depois, todavia, o arqueiro cometeu pênalti, convertido por Pablo Thomaz. De volta à partida, tudo indicava um Bota ainda mais agressivo. Contudo, foi a Lusa quem quase marcou em seguida, com uma bola na trave. O bom jogo terminou com chances dos dois lados, mas sem novas bolas na rede, o que consolidou mais um revés botafoguense e a primeira vitória da Portuguesa no Paulistão.