Por Hugo Luque
O Comercial entra em campo neste sábado, às 16h, no Estádio Palma Travassos, para enfrentar o União São João de Araras. A partida é válida pela quinta rodada da Série A3 do Campeonato Paulista.
O Bafo precisa reagir. Após essa partida, o primeiro terço da fase inicial do estadual terá passado e, até o momento, a equipe ainda não conseguiu sua primeira vitória.
Mais grave do que isso, nem sequer um gol o Leão do Norte marcou ainda em duelos oficiais no ano de 2025. Com isso, a equipe de Renato Peixe estacionou na última colocação do estadual.
Em quatro rodadas, o conjunto alvinegro tem apenas um ponto, conquistado no empate sem gols com o Lemense, na primeira rodada. Desde então, a equipe foi batida por União Suzano, Marília e, mais recentemente, pelo Rio Preto, na quarta-feira. Para “virar a chave”, o treinador espera mais reforços em breve.
“Estamos atrás de mais um zagueiro, dois beiradas e dois volantes. São as posições que estamos com mais urgência neste momento, até porque estão faltando essas posições no elenco”, disse Peixe após o último revés.
A torcida, contudo, está cada vez menos paciente. Logo após a derrota para o Rio Preto, torcedores se reuniram em frente ao Palma Travassos para protestar. Entre os principais pedidos, a renúncia do presidente Antônio Carlos Campanelli e a transformação do clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Além disso, a expectativa é de pouco público para o confronto com União São João. Isso porque, no ato presencial e nas redes sociais, a Mancha Alvinegra, principal organizada do Bafo, lançou uma campanha para que os torcedores não compareçam ao estádio.
Do outro lado, o União São João busca chegar ao G-8, grupo de classificação ao mata-mata. Nono colocado, com cinco pontos, o time quer emendar sua primeira sequência positiva na Série A3, já que vem de vitória – a primeira na competição – sobre o Bandeirante de Birigui, por 1 a 0.
As últimas vezes que os times se enfrentaram foi em 2011: dois jogos pela Série A2 e outros dois pela Copa Paulista, com três vitórias e uma derrota para o Comercial.
Depois de quase 14 anos do último embate, o Leão deve ter em campo a seguinte escalação: Airon; Bruno Moura, Samuel Pereira, Vital, e Renan Barcelos; Guilherme Pitbull, Ninho e Vinícius Barba (Mineiro); Leleco (Jeferson), Macena e Wendel.