Tribuna Ribeirão
DestaqueGeralSaúde

Treze postos vão abrir neste sábado para vacinação contra febre amarela

Unidades de saúde abrem neste sábado para vacinação contra a febre amarela; cidade já tem 20 primatas com a doença 

Vacina integra o calendário e crianças devem tomar a primeira dose aos 9 meses e depois, aos 4 anos: acima dessa idade, basta apenas uma dose  (  Rovena Rosa/Ag.Br. )

Neste sábado, 1º de fevereiro, 13 unidades de saúde estarão abertas em Ribeirão Preto, entre oito horas e 16h30, para a vacinação contra a febre amarela. A medida faz parte do plano de intensificação de combate ao vírus. A vacina integra o calendário e crianças devem tomar a primeira dose aos 9 meses e depois, aos 4 anos.  
 
Após esta idade, apenas uma dose garante a imunização. “Nos postos de saúde, as pessoas poderão consultar seu cadastro para verificar se já tomaram a vacina ou não. Caso não haja registro, a vacina pode ser aplicada”, afirma o secretário municipal da saúde, Mauricio Godinho. 
 
A Secretaria Municipal da Saúde implementou ações desde a primeira notificação sobre a morte de quatro macacos da espécie bugio, ocorrida no campus da Universidade de São Paulo (USP), no final do ano passado. No dia 13 de janeiro, o Instituto Adolfo Lutz (IAL) confirmou que três saguis fora encontrados mortos na cidade.  
 
Estavam nos bairros Ipiranga (Zona Norte), Ribeirão Verde (Leste) e Parque das Andorinhas (Oeste), testaram positivo para a doença. Já são 20 casos da doença em primatas, mas não há nenhum registro de febre amarela em humanos em Ribeirão Preto.  
 
No ciclo silvestre, os macacos são os principais hospedeiros e os vetores são mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes. O homem participa como um hospedeiro acidental ao frequentar áreas de mata. Já no ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica e a transmissão ocorre a partir de mosquitos Aedes aegypti infectados.  
 
Em Ribeirão Preto, as unidades que atenderão neste sábado são a UBS do Ribeirão Verde, UBS Cristo Redentor, UBDS Castelo Branco, UBS Bonfim Paulista, UBS Vila Virgínia, UBS Parque Ribeirão, UBS Vila Tibério, UBS Campos Elíseos, UBS Jardim Juliana, UBS Dom Mielle, UBS Jardim Paiva, CSE Ipiranga e a UBS Adelino Simioni. 
 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está reforçando a distribuição da vacina contra a febre amarela em todo o território paulista, após registro de casos da doença em humanos e em macasos. A pasta está em tratativas com o Ministério da Saúde para receber seis milhões de doses do imunizante, para atender à população não vacinada.  
 
“A vacinação é a principal forma de prevenção, por isso, estamos adotando medidas junto aos municípios e, também, iniciando uma campanha de conscientização para que a população não vacinada procure uma unidade de saúde e receba o imunizante”, reforça Regiane de Paula, coordenadora em Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD/SES).  
 
O órgão federal enviou 300 mil doses do imunizante nesta semana para São Paulo e informou que, até a próxima semana, enviará mais um milhão de doses. Até esta quinta-feira (30), o Instituto Adolfo Lutz confirmou oito casos em humanos por febre amarela, sendo um importado de Minas Gerais. Em todos os casos, o paciente não havia tomado a vacina da febre amarela.  
 
O Estado confirmou, ainda, 25 casos de febre amarela em primatas não humanos, sendo 20 em Ribeirão Preto, um em Pinhalzinho, um em Socorro, um em Colina, um em Campinas e um em Osasco. Desde 2020, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra a febre amarela para crianças menores de 5 anos de idade em duas doses. A meta é atingir 95% de cobertura vacinal – atualmente, a cobertura do Estado é de 80%.  
 
Dos oito casos de pacientes confirmados, quatro possuem como local provável de infecção Socorro, dois em Joanópolis, um em Tuiuti, e o caso importado, o local de infecção foi em Itapeva, Minas Gerais. Dos sete casos autóctones do Estado, foram registrados quatro óbitos.  Em 2024, foram dois casos humanos no estado de São Paulo: um autóctone e outro importado, que resultou em óbito. 
 

Postagens relacionadas

Autor de disparos em igreja no interior de MG tem alta e é levado para presídio

Redação 1

Cerrado é o segundo bioma mais ameaçado  

Redação 2

Conselho Federal de Enfermagem define normas para parto domiciliar

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com