Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

Feriados podem gerar perdas de R$ 1,2 bilhão ao comércio varejista

Segundo levantamento feito por FecomercioSP e Sincovarp, lojas de vestuário, tecidos e calçados serão as mais impactadas em 2025 (Alfredo Risk)

Os feriados nacionais e pontes (quando o feriado cai em terças ou quintas) de 2025 podem ocasionar, ao varejo de Ribeirão Preto e região, uma redução de faturamento na ordem de R$ 1,2 bilhão. Esse montante é 1,8% maior do que o estimado para 2024, com R$ 22,2 milhões a mais em perdas. A projeção é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) em conjunto com o Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região).

Assim como ocorreu em 2024, boa parte dos feriados deste ano coincidirá com fins de semana, no entanto, haverá mais pontes: cinco (contra duas no ano passado).

Segmentos
Dentre os cinco segmentos analisados, a projeção é de que quatro registrem aumento das perdas de faturamento, em decorrência dos feriados nacionais na comparação com ano passado. As lojas de vestuário, tecidos e calçados devem deixar de faturar R$ 156,6 milhões, ou seja, +7,1%, percentual que corresponde ao montante de R$ 10,4 milhões. As lojas de móveis e decoração devem ter aumento dessas perdas em 6,8%, deixando de faturar R$ 12,7 milhões. Aqui, é importante destacar que trata-se do segmento de menor receita, sendo comum grandes variações de um ano para o outro.

A expectativa é que os supermercados deixem de faturar R$ 578 milhões, em decorrência dos feriados nacionais, alta de 1,8% nas perdas em comparação ao ano passado. Apenas esse segmento concentra 47,2% do total de perdas previstas. Para farmácias e perfumarias as perdas devem alcançar R$ 136,9 milhões, crescimento de 4,6%.

Por outro lado, o grupo de outras atividades, em que se predomina a venda de combustíveis, será o único a reduzir perdas em relação a 2024: está prevista queda de -1,5%, com montante estimado em R$ 340,9 milhões.

Entenda melhor
O estudo FecomercioSP/Sincovarp, visa mensurar uma possível redução de movimento no Comércio Varejista, considerando um desempenho médio sem observar características sazonais e regionais. Os cálculos, feitos com base nos feriados nacionais, levam em conta uma perda parcial nas vendas no dia, e não a totalidade.

Outro ponto importante é que foram levados em consideração apenas cinco segmentos, os mais sensíveis à compra por impulso.

“Se por um lado, o Comércio Varejista deve registrar perdas com os feriados nacionais, por outro o setor de Serviços ganha fôlego, especialmente no Turismo. Em períodos de feriados as famílias acabam gastando mais com atividades como transporte, cinema, bares e restaurantes, entre outras”, analisa Diego Galli Alberto, coordenador do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelo Sincovarp.

Dicas para os lojistas
Diante do calendário previsto, as empresas que normalmente lidam com redução no fluxo de consumidores nos feriados — ou que precisam fechar os estabelecimentos na ocasião — devem definir estratégias para conseguir faturar a meta do mês em outros dias.

Uma opção é atrelar a venda a um benefício nos Serviços. Por exemplo, fazer parcerias para que o consumidor compre um produto e ganhe um voucher para usufruir de atrações como cinema, parque, restaurante, entre outras, no feriado em questão. Outra opção é explorar os canais digitais, já que as vendas online atingem consumidores de outras regiões, e oferecer descontos mais agressivos nos dias que antecedem as pausas. No entanto, não há uma regra e a estratégia adotada vai depender da dinâmica do negócio e do tipo do produto comercializado.

Representatividade forte
A FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) – da qual o Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto) é filiado – reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.

O Sincovarp é o representante oficial do Comércio Varejista para cerca de 25 mil empresas de Ribeirão Preto e outros 43 municípios da região.

Postagens relacionadas

‘Minha prioridade é fiscalizar’, diz Marcos Papa

Redação 1

Ribeirão Preto sediará o I Fórum de Educação Ambiental

Redação 2

Sindicato aciona a Justiça por 13º

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com