Por Hugo Luque
O Comercial tem uma dura missão nesta quarta-feira, às 15h, quando enfrenta o Rio Preto no Estádio Anísio Hadad, pela quarta rodada da Série A3 do Campeonato Paulista. Lanterna da competição, o Leão do Norte tentará conquistar sua primeira vitória em 2025 diante do líder e longe de seus domínios.
Com apenas um ponto somado em três rodadas, o Bafo precisa reagir de forma urgente para não começar a se distanciar do grupo dos oito primeiros, os times que garantem vaga ao mata-mata. Para isso, a equipe de Renato Peixe precisa fazer algo que ainda não conseguiu nesta temporada: gols.
O Alvinegro é o único time da divisão que ainda não marcou nenhum gol. O único ponto somado, na estreia, diante do Lemense, veio em empate por 0 a 0. Com isso, os comercialinos vivem mais um ano de medo.
Na última temporada, o clube acabou rebaixado na Série A2 sem conseguir vencer nenhum jogo. Foi a pior campanha do Comercial na segunda divisão do estado. Diretoria, elenco e comissão técnica foram trocados, mas o “fantasma” do descenso ainda assombra, de certa fora, o conjunto do Palma Travassos.
“Nós estamos, tanto eu como treinador e a diretoria, carregando um peso que não é nosso. Sei que a torcida está preocupada, assim como a comissão técnica e a diretoria. Para espantar o fantasma, é continuar trabalhando e acreditando que as coisas vão mudar. Costumo dizer que na vida, nada é para sempre. A alegria não é para sempre, assim como o choro não é para sempre”, afirmou Peixe após a última partida.
Na rodada mais recente, o Leão foi derrotado pelo Marília, sábado, por 2 a 0. Além disso, o time ribeirão-pretano também foi batido em casa, no duelo anterior, pelo União Suzano, por 1 a 0.
Do outro lado, o Rio Preto sonha alto. O Verdão está invicto. Em três jogos, derrotou o Catanduva e o Desportivo Brasil, além de ter empatado, na última rodada, com o Rio Branco.
Na história, os dois clubes se enfrentaram 24 vezes, com nove vitórias para cada lado e seis empates. O último embate, em 2022, terminou empatado em 1 a 1.
Para desbancar a equipe dona do segundo melhor ataque e da segunda melhor defesa, Peixe deve levar a campo a seguinte escalação: Airon; Bruno Moura, Vital, Samuel Pereira e Renan Barcelos (Marrá); Ninho, Guilherme Pitbull e Vinícius Barba (Maurício); Leleco, Jeferson e Macena.