Acontece neste sábado, 25 de janeiro, a 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente. O evento será realizado no Centro Universitário Barão de Mauá a partir das oito horas com o objetivo de incentivar a ampla participação da população através de discussões e apresentação de soluções para o tema.
Neste ano, a Conferência abordará o tema “Emergências Climáticas: o Desafio da Transformação Ecológica”. Será debatido em cinco eixos de discussões: Mitigação, Adaptação e preparação para desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental.
Segundo a chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Rafaela Gomes, “a mudança climática já impacta a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Esta é uma oportunidade para discutirmos ideias e ações voltadas à preservação”, diz.
“Não apenas do meio ambiente de nossa cidade, mas também para levarmos esse debate a nível estadual e nacional. Por meio dessa conferência, podemos contribuir com discussões e soluções para o nosso Estado e para o nosso País”, explica.
As soluções propostas durante a conferência municipal serão enviadas para comporem as discussões das conferências estadual e nacional. O evento é gratuito e aberto a toda população. Interessados devem realizar as inscrições online ou presencialmente no local da Conferência.
A conferência estadual ocorrerá entre os dias 3 e 14 de março de 2025, em São Paulo (SP). Vai definir propostas sobre emergência climática, para subsidiar a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima. A conferência é aberta à participação de cidadãos, organizações não governamentais, universidades, empresas e representantes de órgãos públicos.