A Secretaria de Infraestrutura de Ribeirão Preto deu início à elaboração de um plano de ações preventivas contra incêndios em áreas verdes. A primeira reunião foi realizada na terça-feira, 20 de janeiro, com o 9º Grupamento de Bombeiros, quando foi discutida a parceria entre os órgãos e a viabilidade das ações, como atendimento imediato, equipes e materiais.
“No início de maio começa o período de incêndios aqui na região de Ribeirão Preto. Queremos garantir ações efetivas para minimizar os efeitos desses incêndios e dar uma resposta imediata para esses eventos, por isso, estamos nos reunindo com instituições capacitadas e parceiras, como o corpo de bombeiros”, afirma o secretário adjunto da Infraestrutura, Rodrigo Leal.
O objetivo da Secretaria de Infraestrutura e do 9º Grupamento de Bombeiros é realizar ações preventivas contra os incêndios, mas também garantir respostas imediatas para o enfrentamento no período de seca, que comumente ocorre de maio a setembro. No ano passado, no final de agosto, Ribeirão Preto decretou estado de emergência por causa das chamas, que chegaram á área urbana, assustando moradores de condomínios e causando problemas respiratórios na população.
“Precisamos parar de atender na reatividade e começar a trabalhar de forma preventiva. Por isso vamos estruturar planos para assegurar um atendimento rápido e de qualidade para a população, em diferentes eventos, como incêndios. Essa é apenas uma parte de um grande programa de prevenção e monitoramento que queremos implantar na cidade”, pontua a secretaria de Infraestrutura, Juliana Ogawa.
Participaram dessa reunião, representando o 9º Grupamento, o tenente-coronel Vitor, capitão Fernando e o tenente Gusson. Uma nova reunião será realizada entre as instituições, para elaboração dos planos de trabalho, para prevenção e atendimento imediato. No ano passado, o Brasil registrou aumento de 79% nas áreas queimadas de seu território, na comparação com o ano de 2023.
De acordo com dados do Monitor do Fogo do MapBiomas, 30,8 milhões de hectares foram afetados pelo fogo nesse período. A região de Ribeirão Preto foi uma das afetadas com grandes focos de incêndios. Até metade de setembro, foram registrados na área de concessão de uma concessionária que administra rodovias na região, 273 incêndios.