Por Hugo Luque
O Botafogo começou 2025 com uma derrota por 2 a 0 para o Guarani, nesta quarta-feira, no Brinco de Ouro, pela primeira rodada do Campeonato Paulista. O time reformulado não inaugurou a temporada bem e contou com uma atuação para esquecer do zagueiro Edson, um dos estreantes da noite.
O primeiro tempo foi equilibrado. O Bugre contou com o apoio de sua torcida para levar perigo no jogo apoiado pelas laterais. Logo aos seis minutos, Emerson Barbosa cruzou pela esquerda e encontrou Jean Victor. O lateral-esquerdo cabeceou mal, para o meio da área, e a bola resvalou no capitão Edson antes de entrar.
Para atrapalhar o Pantera, a chuva caiu forte após o tento, o que dificultou a troca de passes tão desejada pelo técnico Márcio Zanardi. Desta forma, apenas aos 40 minutos o Tricolor chegou a levar perigo, em batida de Toró para fora.
No início do segundo tempo, Zanardi tentou lançar o time ao ataque com as entradas de Alexandre Jesus e Douglas Baggio. Logo em seu primeiro lance, Jesus conseguiu limpar o goleiro, mas ficou sem ângulo e tentou tocar para o meio da área. Porém, não encontrou ninguém.
Logo em seguida, o Guarani aproveitou mais um vacilo do Bota. Edson deu bobeira, foi desarmado por Giva e apenas observou enquanto o volante alviverde estufou a rede de João Carlos, que entrou no lugar do lesionado Victor Souza, para fazer o segundo. Após o gol, o lateral Jeferson bateu boca com o companheiro.
Depois disso, o conjunto ribeirão-pretano se mostrou desestabilizado e não conseguiu reagir. A melhor chance veio em bela cobrança de falta de Jean Victor, que tirou tinta da trave. Aos 43, Alexandre Jesus, de cabeça, também ameaçou a meta rival.
O Botafogo tentará dar uma resposta na segunda-feira, às 20h, quando estreia em casa na competição estadual, diante do São Paulo.