Tribuna Ribeirão
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O ônibus 

Rui Flávio Chúfalo Guião * 
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A utilização da palavra latina omnibus para designar um importante veículo de transporte da atualidade, surgiu de forma interessante: um proprietário de termas parisienses, localizadas fora do centro da cidade, vendo a necessidade de aumentar a clientela, introduziu um sistema gratuito de transporte, que partia da frente de  uma loja de chapéus chamada Omnes Omnibus( tudo para todos ), daí nascendo a designação de ônibus à carruagem puxada por cavalos. 
 
Em 1662, um decreto do rei francês Luís XIV autorizava o matemático Plaise Pascal a explorar uma linha de carruagens puxadas por cavalos, com capacidade para oito passageiros, com percurso definido e horário a ser seguido. 
 
Teria sido a primeira linha de transporte coletivo a surgir, iniciativa que se  reproduz  em outras cidades europeias. 
 
O trem já havia se espalhado pelo  continente, porém havia falta de um transporte regular para pequenos trajetos, daí a necessidade de serviços  de diligências entre cidades próximas, depois expandido para linhas regulares dentro do perímetro urbano. 
 
Em 1895, Carl Benz, inventor do automóvel, lança o primeiro ônibus motorizado, usado numa linha regular unindo a cidade de Siegen a Netphen e Deutz, percurso de 15 km., com cinco paradas, vencido em hora e meia de viagem. O veículo tinha motor de cinco cavalos. Porém, estradas ruins, mau tempo, motoristas inexperientes comprometem o serviço, que é abandonado. 
 
O primeiro ônibus motorizado para serviço urbano surgiu em 1898 na cidade alemã de Wuerttenberg, construído por Benz e que transportava  seis passageiros. 
 
Em 1905, a cidade de Berlim se entusiasmava com os ônibus Benz de dois andares, levando catorze passageiros embaixo e dezoito em cima. Porém, era uma estrutura aberta, inútil nos dias de chuva. O problema foi sanado em 1911, com a introdução de janelas basculantes, o que permitiu poltronas estofadas. 
 
Ônibus de dois andares já faziam parte do panorama de Londres, onde o sistema introduziu uma novidade: não era preciso comprar a passagem com antecedência, mas bastava ficar num ponto predeterminado e acenar para o veículo que se aproximava. A palavra omnibus foi reduzida ali para bus. 
 
No Brasil, as primeiras linhas de transporte coletivo foram autorizadas  por decreto de D. João VI, em 1817, ligando a Praça XV à Quinta da Boa Vista e a mesma praça à Fazenda Imperial de Santa Cruz. Eram carruagens puxadas por cavalos. 
 
Em 1840, surge na então capital a Companhia de Omnibus, do Desembargador Aureliano Coutinho e, em 1908, passa a circular o primeiro veículo movido a gasolina, sujeito à grande concorrência dos bondes que serviam a cidade. 
 
Em São Paulo, em 1911, funda-se a primeira empresa de transporte coletivo, a Companhia de Transportes Auto Paulista, proprietária de um veículo de madeira, movido a gasolina e que transportava vinte e cinco passageiros. 
 
Na nossa cidade de Ribeirão Preto, o primeiro ônibus começa a circular em 1928, comprado por Antônio Corral Milena e Luiz Colluci e, em 1949, a  Prefeitura assina um contrato de exploração do serviço de transporte coletivo, com duração de trinta anos, com a Companhia Achê. 
 
O ônibus começou como carruagens movidas a cavalo, ganhou motorização, carrocerias de madeira abertas e depois fechadas, foi usado para ligar cidades não servidas por trens, depois trazido para uso urbano, até chegar aos modernos veículos de hoje, com ar condicionado, wi-fi, televisões, sanitários, um dos mais utilizados meios de transporte da atualidade. 
 
* Advogado e empresário, é presidente do Conselho da Santa Emília Automóveis e Motos e Secretário-Geral da Academia Ribeirãopretana de Letras 

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