Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

IPVA à vista segue até dia 24  

Vencimento dos números seguintes ocorre ao longo da semana, encerrando-se no dia 24 de janeiro, data em que vencem as placas de final zero (“0”) (Max Gallão Mesquita)

Começou nesta semana o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 para os proprietários de carros, motos, vans, ônibus, caminhões, e caminhonetes e afins licenciados no Estado de São Paulo. Teve início na segunda-feira, 13 de janeiro, seguindo o cronograma por numeração final da placa do automóvel. 
 
terminou o prazo para quitação da cota única com desconto de 3% ou da primeira cota parcelada, de veículos com final “1” e “2”. O vencimento dos números seguintes ocorre ao longo da semana, encerrando-se no dia 24 de janeiro, data em que vencem as placas de final zero (“0”). 
 
A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) publicou, em 18 de dezembro, no Diário Oficial do Estado (DOE) a pesquisa encomendada à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), contendo os valores venais dos veículos que servirão de base para o lançamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2025. 
 
É possível consultar o valor venal do automóvel para 2025 no Sistema de Veículos (Sivei https://www3.fazenda.sp.gov.br/SIVEI/), uma página simplificada no site da Sefaz-SP, bastando o proprietário informar a placa do veículo. O IPVA 2025 está disponível para pagamento na rede bancária. 
 
O levantamento da Fipe é referente a 13.087 modelos e versões de veículos de todas as marcas. A pesquisa é baseada nos preços de venda praticados no varejo em setembro de 2024. Quando comparado ao mesmo período de 2023, os valores de mercado apresentam queda nominal média de 0,57%. 
 
Foi identificada maior queda de preços de venda para camionetas e utilitários, que apresentam recuo de 3,55%. Os automóveis tiveram queda de 1,97%, seguidos de ônibus e micro-ônibus, com redução de 0,75%. A pesquisa identificou valorização nas categorias de motos e similares, com aumento de 4,08% na comparação.  
 
Os preços de venda de caminhões também subiram e fecharam 2,69% acima do valor apurado no ano anterior. A frota total no Estado de São Paulo é de aproximadamente 29,4 milhões de veículos. Desses, 19 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA e 9,4 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.  
 
Cerca de 950 mil veículos são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento (como taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos). A Fazenda Estadual prevê arrecadar R$ 30,4 bilhões com o IPVA em 2025.  
 
As alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados permanecem as mesmas: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; além de 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo.  
 
A novidade para 2025 é o incentivo a utilização de veículos com fonte alternativa e renovável de energia de maneira a reduzir a emissão de poluentes e contribuir para a melhoria do meio ambiente. O proprietário de veículo que optar pelo pagamento à vista, em janeiro, terá desconto de 3%.  
 
O parcelamento pode ser feito em cinco vezes, até maio, em prestações de mesmo valor e consecutivas. A data de vencimento das parcelas depende do final da placa de cada veículo. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a frota de Ribeirão Preto tem quase 600 mil veículos entre carros, motos, vans, ônibus, caminhões, caminhonetes e afins.  
 
Os caminhões têm prazos diferenciados: para o pagamento integral em janeiro é concedido desconto de 3%; Aos que escolherem pagar em cota única, sem desconto, é 22 de abril. Para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos são em 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro. 
 
Forma de pagamento – Para efetuar o pagamento do IPVA 2025, basta o contribuinte utilizar a rede bancária credenciada, com o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam). No Estado de São Paulo, o Pix é a forma preferencial, mais rápido, fácil e confirmado imediatamente.  
 
As tradicionais formas de pagamento estão mantidas. É possível efetuar o recolhimento pela internet, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Sefaz-SP. 
 

Calendário do  IPVA de 2025 * 
Placa final 1: dia 13 de cada mês 
Placa final 2: dia 14 de cada mês 
Placa final 3: dia 15 de cada mês 
Placa final 4: dia 16 de cada mês 
Placa final 5: dia 17 de cada mês 
Placa final 6: dia 20 de cada mês 
Placa final 7: dia 21 de cada mês 
Placa final 8: dia 22 de cada mês 
Placa final 9: dia 23 de cada mês 
Placa final 0: dia 24 de cada mês 
* Até maio de 2025 
 
 

Postagens relacionadas

ANP constata nova alta de preços

Redação 1

TRE paulista recebe mais de 1.700 ações 

Redação 2

Ribeirão soma 197 casos de covid-19

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com