Por: Adalberto Luque
Um novo vídeo, divulgado nesta segunda-feira (13), mostrou de outro ângulo o acidente com o Cessna Citacion 525, ocorrido em Ubatuba, na quinta-feira (9). O avião, pilotado por Paulo Seguetto, trazia uma família de produtores rurais.
Nas imagens, atribuídas a Rogério Prado, de 46 anos, é possível ver a aproximação e pouso da aeronave, que não conseguiu parar e explodiu após atravessar uma avenida. Prado mora em Passos (MG) e passava férias em Ubatuba.
O acidente
Seguetto conduzia um jato de pequeno porte com quatro pessoas a bordo- um casal e seus dois filhos. Saíram da cidade de Mineiros, em Goiás, com destino a Ubatuba, litoral paulista.
Estavam a bordo de um Cessna Citacion 525, com situação regular. Chovia no momento do acidente. Ao pousar, a aeronave passou pela pista, atravessou o alambrado, uma avenida na Praia de Itaguá e explodiu ao chegar na areia. Uma pessoa em solo ficou ferida. Ela teve fratura exposta no pé e foi internada.
O casal e os dois filhos, que estavam na aeronave, também ficaram feridos. Todos foram levados para a Santa Casa de Ubatuba e, após estabilizados, seguiram para um hospital na vizinha cidade de Caraguatatuba. A mulher que estava a bordo passou por cirurgia em Ubatuba, antes de ser transferida e é a única vítima em estado grave.
Depois os quatro foram transferidos para o Hospital Sírio Libanês, na Capital paulista. A mulher estava em estado grave. Já o homem e os dois filhos estavam bem. Não há maiores informações sobre o estado de saúde dos quatro.
O piloto morreu no local. Ele teria ficado preso nas ferragens e não resistiu ao acidente. Foi sepultado em Ribeirão Preto, onde a mãe vivia. Especialistas relataram que a pista do aeroporto de Ubatuba era menor do que o necessário para o pouso.
Segundo informações, apenas 560 dos 940 metros de extensão estariam disponíveis para pouso na direção usada pelo avião. O manual da aeronave aponta que, em pista molhada, seriam necessários 838 metros para parar em segurança. O Cenipa investiga o que teria causado a tragédia.