A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto intensificará ações para o combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre Chikungunya e Zika vírus, nos bairros Jardim Recreio e Jardim Itaú, na manhã deste sábado (11). As ações serão realizadas a partir de 8h30.
De acordo com Luzia Márcia Romanholi Passos, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, equipes irão realizar a vistoria em casas para identificar e eliminar possíveis focos dos criadouros, além de prestar orientações aos moradores.
Febre Amarela
No Jardim Recreio, uma equipe estará na guarita da entrada do bairro para a aplicação da vacina contra a febre amarela.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou no último dia 6 de janeiro, que os exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz de São Paulo, nos quatro macacos encontrados mortos no campus da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, testaram positivo para febre amarela.
Os macacos foram encontrados mortos, no final de dezembro, na mata do campus da Universidade e a presença do vírus nos animais foi constatada pelo Centro de Pesquisa em Virologia da USP de Ribeirão Preto, a partir de exames nas vísceras deles. A contraprova foi feita pelo Instituto de São Paulo. A Secretaria Municipal da Saúde intensificou ações de combate à doença.
Ação contra descarte irregular recolhe quase 300 toneladas de lixo
Desde o dia 2 de janeiro, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio das secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Departamento de Fiscalização Geral, vem realizando uma ação de combate ao descarte irregular de lixo. Em seis dias, foram retiradas quase 300 toneladas de entulhos e lixos descartados irregularmente em toda a cidade de Ribeirão Preto. A ação teve início em uma área no Jardim Branca Salles, onde foi retirado, até o momento, 183 toneladas de lixo.
“Neste primeiro momento, estamos agindo de forma emergencial, onde há denúncias. Já identificamos 48 pontos críticos e estamos realizando ações de combate, que são imprescindíveis para garantir o bem-estar da população e promover o meio ambiente de forma saudável e consciente”, afirma a secretária de Infraestrutura, Juliana Ogawa.
Para garantir a efetividade dessas ações, estão sendo realizadas fiscalizações intensivas nas áreas mais críticas de descartes irregulares, de manhã, à noite, aos finais de semana e em casos de denúncias.
“Descarte irregular é crime. Somente intensificando essas fiscalizações é que conseguiremos ter ações realmente efetivas. Temos equipes empenhadas trabalhando de forma intensiva, para assegurar que esse crime seja mitigado em nossa cidade. Por um lado, com as ações de fiscalização e autuação, por outro, com a recolha desses resíduos, destinando-os para os locais corretos”, pontuou o secretário do Meio Ambiente, Cláudio Almeida.
Ao todo, das fiscalizações, 72 resultaram em autos de inspeção e 22 foram autuações efetivas. Denúncias podem ser feitas por meio do telefone do SAM, 156, ou do site oficial da Secretaria do Meio Ambiente.