“Reformulação” é a palavra da vez no Botafogo. Após um 2024 frustrante em diversos aspectos, o Pantera se reapresentou na última segunda-feira com um discurso do técnico Márcio Zanardi, que deseja, na próxima temporada, mudar o clube e a mentalidade do elenco.
Para isso, o Tricolor foi ao mercado e já anunciou oito novos jogadores: os zagueiros Alisson Cassiano, Allyson e Edson, os volantes Jean Mangabeira e Gabriel Bispo, e os atacantes Jonathan Cafú, Silvinho e Pablo Thomaz. Além disso, 13 atletas não tiveram seus contratos renovados.
“Nós somos pagos para tomar decisões e nossas decisões são sempre mais complicadas. Mas a reformulação se faz necessária, porque todos os atletas que a gente trouxe e que vão chegar, tem todo um departamento em que vemos parte técnica, física, tática, mental e de extracampo. A gente procura entender os atletas que possam chegar e que queiram ser vencedores.”
A busca por atletas premiados resultou em um elenco mais velho. A média de idade dos novos contratados é superior a 30 anos. Todavia, a experiência também pesa. Por isso, quase todos têm passagens por clubes das primeiras divisões do Brasil, além de títulos na bagagem.
“Estamos trazendo jogadores vencedores. Esse clube é um desafio gigante e nós entendemos que ficar no Botafogo é fazer um trabalho realmente do zero a partir de agora, com uma mentalidade vencedora, sabendo das nossas limitações, mas sendo protagonistas. Isso que a gente quis trazer. Cada perfil que a gente trouxe é para ter jogador de verdade, jogadores que são vencedores e que queiram vencer. A gente precisa querer vencer”, completou o técnico em reunião com o novo grupo.
O Botafogo estreia no Campeonato Paulista dia 15 de janeiro, em Campinas, contra o Guarani.