Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Projeto muda vida de jovens  

Programa de formação artística, que acontece em São Joaquim da Barra, na macrorregião, já atendeu mais de mil crianças e jovens na prática de instrumentos e canto coral 

Hoje, o USP Música Criança atende 220 alunos entre 6 e 18 anos (Fábio Melo)

Com oito anos de atuação, o projeto USP Música Criança celebra sua trajetória de impacto social e artístico em São Joaquim da Barra, na macrorregião de Ribeirão Preto. Fundado em 16 de agosto de 2016 por Carlos Alberto Nicolau, o programa começou com 60 alunos na Casa do Menor Santa Lúcia, oferecendo aulas de violino, flauta transversal, iniciação musical e coral.atendeu mais de mil crianças e jovens na prática instrumentos e canto coral.  
 
“A evolução do projeto USP Música Criança é notável e representa um impacto muito positivo para a cidade de São Joaquim da Barra e para as cidades do entorno. Isso só foi possível com apoio da iniciativa privada e de cidadãos da cidade, que não mediram esforços para dar continuidade ao projeto, afirma Nicolau. 
 
Assim, cuidamos das futuras gerações e isso é importante para o desenvolvimento e formação do caráter das crianças e dos jovens atendidos”, emenda  Hoje, o USP Música Criança atende 220 alunos entre 6 e 18 anos, em cursos gratuitos de canto coral, piano, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, percussão, clarinete, saxofone, flauta, trompete, trompa, trombone e tuba.  
 
O projeto possui em sua trajetória o atendimento a mais de mil alunos, contando com parceria da Jóia Fraternal Jorge de Lollo, além de apoio pedagógico do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (DM-FFCLRP/USP), através de seu núcleo de apoio à pesquisa (NAP-CIPEM). 
 
A iniciativa, financiada ao longo dos anos pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal, via Ministério da Cultura, é patrocinada por empresas, indústrias e população da região, via renúncia fiscal. De acordo com a coordenadora geral do projeto, Luciana Rodrigues, o USP Música Criança tem um caráter regional e esse potencial foi se revelando ao longo dos anos.  
 
“É importante destacar essa característica do USP Música Criança e essa vocação que se revelou. Por ser regional e seu atendimento se estender a outras cidades, tem um potencial de transformação ainda maior, o que definitivamente colabora para o futuro daquela região que o projeto alcança”, explica Luciana Rodrigues. 
 
O projeto conta com 13 professores e uma equipe técnica e pedagógica e funciona no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau, que possui doze salas de aula climatizadas e um espaço para apresentações que comporta cerca de três mil pessoas. Um dos maiores desafios enfrentados pelo projeto USP Música Criança foi a pandemia, segundo Ladson Bruno, coordenador pedagógico.  
 
Ele conta que à época, foi necessária uma adaptação rápida no formato das aulas, para mitigar danos e manter os alunos estudando. Para isso, professores, equipe técnica, mantenedores do projeto e as famílias dos alunos se uniram para oferecer a estrutura e apoio necessários para eles.  
 
“Conseguimos manter acima de 70% dos alunos conectados, graças à adesão das famílias, que se apoiaram para manter os alunos estudando. Foi uma colaboração mútua que contribuiu para a adaptação ao ensino on-line”, comenta Ladson Bruno. 
 
Maria Costa, coordenadora técnica, relembra que aquele foi um momento marcante, pois ao passo em que estavam adaptando o projeto, também aprendiam sobre novas tecnologias e novas formas de ensino. “Estruturamos a mudança no formato de ensino e ao mesmo tempo aprendemos a nos adaptar àquela realidade. A perseverança de todos foi importante para alcançarmos sucesso. Foi um marco na vida de todos”, conta. 
 
Educação musicalO projeto diferencia-se ao oferecer aulas adaptadas a diversas faixas etárias e níveis, orientando alunos desde a infância até a universidade. Para quem aspira à carreira musical, a formação é de excelência: “Iniciamos os alunos na prática musical, mas também os preparamos, ao longo da trajetória, para ingressar na universidade!”, diz Ladson Bruno . 
 
Essa envergadura de atendimento só é possível com o quadro de professores que possuímos, com os profissionais mais renomados do interior do estado de São Paulo”, explica. Baseado na filosofia Suzuki, o ensino valoriza o desenvolvimento integral do aluno, desde habilidades técnicas até crescimento emocional e social. A música, segundo Ladson, “aguça os sentidos e cria um ciclo contínuo de aprendizagem”. 
 
Ele afirma ainda, que o USP Música Criança oferece mais que um curso, o projeto é uma plataforma de oportunidades, já que os alunos contam, além do corpo docente de peso, aulas especiais com outros professores e profissionais de renome, ligados à universidade pública e aos corpos estáveis mais importantes do país. “O projeto é uma ponte para sonhos e para a transformação social, mostrando o impacto positivo da educação musical na vida das pessoas”, conclui. 
 
Em 2024, o USP Música Criança está sendo mantido pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do Governo Federal, via Ministério da Cultura, patrocinado pelas empresas Ouro – Venturoso, Valentini & Cia Ltda e Usina Alta Mogiana S/A; Bronze – Busa e Supermercados Paulista.  
 

Postagens relacionadas

População de RP vai cuidar de áreas verdes 

Redação 2

VÍDEO – Mais dois semáforos têm fios furtados em RP

Luque

PP de Gobbi pode sofrer intervenção 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com