O Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto informa que terá horário de funcionamento alterado durante o período de Natal e Ano Novo. O espaço ficará fechado para visitação nos dias 25 e 26 de dezembro e em 1º e 2 de janeiro de 2025, terças e quartas-feiras.
Após o Natal, o Bosque Zoológico Fábio Barreto vai reabrir os portões no dia 27 de dezembro, às nove horas. Após o Ano Novo retomará suas atividades regulares em 3 de janeiro. Até 13 de dezembro, o local recebeu 251.108 visitantes, com previsão de ultrapassar 260 mil ao final do ano.
O Bosque Fábio Barreto atende de quarta-feira a domingo, das nove horas às 16h30. A entrada é gratuita. O zoo não abre às segundas e terças-feiras, a não ser em datas específicas. Fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos. Mais informações podem ser solicitados pelos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513.
Quem quiser pode visitar o Jardim Japonês e no Mirante do Bosque Fábio Barreto, reabertos em 19 de junho, data do aniversário de 168 anos de Ribeirão Preto, após mais de doze meses fechado para obras de revitalização e remoção de árvore que ameaçava o espaço.
Conta com um espaço de área verde de 250.880 metros quadrados onde vivem cerca de 550 animais de 109 espécies, entre aves, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios. O espaço concentra uma reserva de Mata Atlântica, com árvores centenárias, como perobas, jequitibás, ipês e jatobás.
O zoológico de Ribeirão Preto também abriga animais ameaçados de extinção, como arara-azul, ararajuba, suçuarana, lobo-guará, mutum-do-sudeste, urubu-rei, anta, tamanduá-bandeira, jaboti-tinga e tracajá. Outra atração é o Aquário Municipal, com mais de 500 peixes de 56 espécies, distribuídos em nove tanques.
Juntos, os tanques somam 300 metros quadrados e armazenam 186,5 mil litros de água. No local existem 30 espécies de primatas. Também abriga felinos e roedores, entre eles pumas, onças, capivaras, cervos, antas, saguis, micos raros e os divertidos macacos-prego.
No setor de répteis faz sucesso o Terrário com suas serpentes peçonhentas e não peçonhentas (sem veneno). O Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto de Ribeirão Preto ainda conta com lagos com tartarugas, lagartos e jacarés em extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo. Também há aves de todos os tipos, como araras e tucanos, entre outras espécies.
Desde março, o Bosque Fábio Barreto também é a casa do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) Morro de São Bento. Opera de forma autônoma ao zoo. Conta com uma equipe multidisciplinar especializada em atendimento e acompanhamento de animais silvestres da região.
Em junho de 2023, o Departamento de Planejamento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ribeirão Preto protocolou, junto ao Departamento de Fauna (Defau) – vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo –, a implementação do Cetras.
Cetras oferece atendimento integral aos animais resgatados, incluindo triagem, acompanhamento nutricional e exames especializados. Além disso, possui um laboratório de análises clínicas para realização de testes. Durante o ano foram devolvidos à natureza 598 animais silvestres, 53,20% de um total de 1.124 que receberam cuidados na unidade. Além disso, 40 animais foram destinados a zoológicos (3,56% do total) e 66 ainda estão em processo de reabilitação (5,87%).
Porém, 420 não resistiram à ação humana – vítimas de incêndios florestais, atropelamento, caça ou abate –, 37,37% dos 1.124 atendidos este ano no Cetras. O sucesso dessa iniciativa é resultado do apoio da Polícia Militar Ambiental (PMAmb), Corpo de Bombeiros e concessionárias de rodovias parceiras. O Cetras Morro de São Bento faz parte da Rede Cetras de São Paulo, sendo uma das 26 unidades distribuídas no Estado.
Serviço
Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto
Endereço: rua Liberdade s/nº, Campos Elíseos
Telefones: (16) 3636-2283 e 3636-2513
Entrada: gratuita
De quarta-feira a domingo
Fechamento:
Dias 25 e 26 de dezembro e 1º e 2 de janeiro
Horário: das 9 horas ás 16h30