O prefeito eleito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva (PSD), vai anunciar na manhã desta quinta-feira, 12 de dezembro, integrantes do governo que começa em 1º de janeiro. Segundo apuração do Tribuna. A lista terá sete nomeações entre secretários e outros titulares de cargos do primeiro escalão.
O anuncio está previsto para às nove horas, na sede do Governo de Transição, na avenida Nove de Julho nº 355, no antigo prédio da Caixa Econômica Federal. Com os sete nomes que serão anunciados hoje, subirá para doze o total de integrantes do futuro governo confirmados pelo prefeito eleito.
Em 2 de dezembro, Ricardo Silva anunciou Maurício Godinho na Secretaria da Saúde, Augusto Martinez Perez na Justiça, Juliana Ogawa na pasta de Infraestrutura e Luiz Henrique Pacini Costa na Corregedoria-Geral do Município.
“Estou montando uma equipe altamente técnica, experiente e com capacidade de pensar soluções para Ribeirão Preto. Esses primeiros integrantes são grandes profissionais com carreiras respeitadas. Tenho certeza de que farão a diferença em suas secretarias”, disse Ricardo Silva.
“A partir de hoje, começamos a construir uma cidade mais humana, com um governo que estará nos bairros, olhando nos olhos das pessoas e fazendo uma Ribeirão melhor para todos”, declarou. Atual deputado federal pelo PSD, Ricardo Silva, de 39 anos, vai governo a cidade a partir de 1º de janeiro de 2025 e até 31 de dezembro de 2028.
O candidato da coligação “Para Ribeirão avançar”, que tem o vereador Alessandro Maraca (MDB) como vice, venceu a eleição mais disputada da história da cidade, superando o pleito de 1996. Ricardo Silva obteve 131.421 votos (50,13% dos válidos), contra 130.734 (49,87%) do empresário e engenheiro químico Marco Aurélio Martins (Novo), diferença de apenas 687 votos (0,26%).
Tradicionalmente, o comando do Fundo Social de Solidariedade fica com a primeira-dama, neste caso a fonoaudióloga Carolina Trebbi Penatti da Silva, mas ainda não há decisão a respeito. Com os sete nomes que serão anunciados hoje, Ricardo Silva ainda terá de definir quem vai comandar mais de 13 repartições.
Por enquanto, falta definr o comando nas pastas da Fazenda, Educação, Casa Civil, Governo, Cultura e Turismo, Planejamento e Gestão Pública, Obras Públicas, Água e Esgoto (Saerp), Assistência Social. Administração, Inovação e Desenvolvimento, Esportes, Meio Ambiente, Companhia Habitacional Regional (Cohab-RP), RP Mobi (antiga Transerp), Fundação Dom Pedro II e Guarda Civil Metropolitana.
Também falta definir a titularidade do Instituto de Previdência dos Municipiários, Serviço de Assistência à Saúde dos Municipiários, Companhia de Desenvolvimento Econômico, Coordenadoria de Comunicação Social, Divisão de Bem-Estar Animal, Defesa Civil, Fiscalização Geral e Órgão de Proteção ao Consumidor (Procon-RP).
Secretarias definidas
Secretaria de Justiça
Augusto Martinez Perez
Secretaria da Saúde
Maurício Godinho
Secretaria da Infraestrutura
Juliana Ogawa
Corregedoria-Geral do Município
Luiz Henrique Pacini Costa
Sem definição
Secretaria da Administração
Secretaria do Meio Ambiente
Secretaria da Assistência Social
Secretaria da Casa Civil
Secretaria de Governo
Secretaria de Obras Públicas
Secretaria da Cultura e Turismo
Secretaria da Educação
Secretaria de Esportes
Secretaria da Fazenda
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento
Secretaria de Planejamento e Gestão Pública
Secretaria de Água e Esgoto
Companhia Habitacional Regional
RP Mobi
Fundação Dom Pedro II
Guarda Civil Metropolitana
Instituto de Previdência dos Municipiários
Serviço de Assistência à Saúde dos Municipiários
Companhia de Desenvolvimento Econômico
Coordenadoria de Comunicação Social
Fundo Social de Solidariedade
Divisão de Bem-Estar Animal
Defesa Civil
Fiscalização Geral
Órgão de Proteção ao
Consumidor (Procon-RP)
* A matéria será atualizada após o anúncio dos novos secretários