Por Hugo Luque
A Fifa anunciou, nesta quarta-feira, as sedes das edições de 2030 e 2034 da Copa do Mundo masculina. Além disso, a entidade também definiu as datas do Mundial feminino de 2027, que será realizado no Brasil.
Espanha, Marrocos e Portugal receberão a edição do maior torneio da modalidade em 2030, seguindo o exemplo de 2026, quando as partidas serão disputadas no Canadá, nos Estados Unidos e no México. Há uma diferença, no entanto: três jogos serão disputados na América do Sul – no Uruguai, na Argentina e no Paraguai.
Essas partidas próximas nos territórios vizinhos ao Brasil serão parte da Celebração do Centenário, uma referência ao primeiro Mundial, disputado em 1930, no Uruguai, conquistado pela seleção da casa.
A Arábia Saudita receberá a edição de 2034. O país do Oriente Médio tem investido em sua liga local nos últimos anos, com contratações midiáticas, como Cristiano Ronaldo e Neymar, e salários estratosféricos.
Sem concorrentes, todas as candidaturas foram aprovadas por aclamação e confirmadas pelo presidente Gianni Infantino no Congresso Extraordinário da Fifa, realizado de forma virtual.
Copa do Mundo feminina
O Brasil é a próxima sede da Copa do Mundo feminina, em menos de três anos. Agora, o país também já sabe quando receberá o evento: de 24 de junho (quinta-feira) a 25 de julho (domingo) de 2027.
A definição de quais cidades serão sedes ainda não ocorreu por parte da Fifa. Em outubro, representantes da entidade inspecionaram 12 municípios para avaliar estádios, mobilidade, aeroportos e infraestrutura técnica. Por sediar o Mundial, o Brasil já está garantido na competição.
“A reunião foi muito proveitosa e já podemos anunciar aos torcedores as datas da Copa do Mundo de 2027, que será o melhor Mundial da história”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.