Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

RP é a terceira em startups, atrás apenas da capital e Campinas

Guilherme Sircili Ribeirão Preto é sede do Supera Parque de Inovação e Tecnologia: ao todo, são 79 empresas instaladas que geram cerca de 540 empregos

O Sebrae Startups Report 2024, panorama das empresas inovadoras paulistas, acaba de ser divulgado e mostra a forte presença do governo de São Paulo no desenvolvimento desses novos negócios. Entre outros dados, o levantamento aponta que as dez primeiras cidades em número de startups, entre as 214 ranqueadas, têm seus ambientes integrados ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (Spai.

O programa estadual e vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e atualmente tem 50 ambientes credenciados. Outro dado relevante do estudo é que 97% das startups prestam serviços para o setor público. Ribeirão Preto aparece em terceiro lugar no ranking das cidades com maior número de startups no estado. São 150.

A liderança é de São Paulo (1.670), seguida por Campinas (174). Atrás de Ribeirão Preto estão, pela ordem, São José dos Campos (126), São Carlos (99), Sorocaba (87), Santos (85), São José do Rio Preto (83), Piracicaba (77) e Bauru (74). Estas cidades estão integradas ao Spai, política pública que engloba parques tecnológicos, centros de inovação e incubadoras de empresas de base tecnocientífica.

No ranking, há outras 17 cidades, totalizando 28, que têm seus ambientes integrados ao sistema. No total, são 3.052 startups nessas cidades. Produzido pelo Observatório Sebrae Startups, o estudo mostra ainda que os principais segmentos de atuação das startups paulistas são Saúde e Bem-estar (15,43%), Tecnologia da Informação (15,09%) e Educação (13,41%).

Agronegócio vem na sequência (11,22%), indicando o impacto do setor agrícola na economia e a importante demanda por soluções tecnológicas no campo. O estudo agrega negócios em diferentes níveis de maturidade, desde as chamadas startups early stage (iniciantes) até as que já passaram por todos os estágios de desenvolvimento.

“Esse setor de inovação tem ganhado cada vez mais importância na economia e para toda a sociedade. Nós, do governo do Estado, estamos satisfeitos por fazer parte dessa história de crescimento, qualificação e diversificação de negócios”, afirma o secretário da SCTI, Vahan Agopyan.

Em relação às fontes de investimento, o levantamento revela que o fomento público é responsável pelo maior aporte de recursos, na ordem de 36%. Na sequência, aparece o apoio do investimento-anjo, que é formado pelos investidores individuais, com 31%. Em seguida, vêm os programas de aceleração (18%) e outras formas alternativas de financiamento.

Ribeirão Preto é sede do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, gerido pela gerido pela Fundação Instituto Pólo Avançado da Saúde (Fipase). Instalado no campus da Univeridade d São Paulo (USP), abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (Piso), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 79 empresas instaladas que geram cerca de 540 empregos, a maior parte deles ocupados por mão de obra qualificada (graduados, mestres e doutores). Somando-se entidade gestora do parque tecnológico e terceirizados (manutenção, limpeza, segurança, zeladoria), são mais de 600 postos de trabalho no total.

Mais da metade das empresas (55%) atuam no setor de saúde. Outros 15% das empresas atuam no setor de agro, com tecnologias para a análise genética do solo, controle biológico de pragas, hormônios para reprodução bovina, dentre outros. Mais informações no site superaparque.com.br.

Em 10 de junho deste ano, inaugurou o Container Park, com investimento de R$ 11 milhões. Inovação, desenvolvimento e eficiência em um mesmo espaço. O centro empresarial com 3,6 mil metros quadrados de área construída. Além de dez módulos empresariais (de 150 m² cada), o espaço conta com praça de eventos, rooftop, sala de treinamentos, cafeteria e espaços de descompressão. Trata-se da maior estrutura de contêineres marítimos instalada na América Latina.

O Supera Parque promove ano após ano um novo levantamento deste ecossistema. Em 2022, identificou 332 startups na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, formada por 34 cidades. Em relação a 2021, houve um crescimento de 9,5% no número total de startups mapeadas.

 

Postagens relacionadas

Shure lança fones de ouvido over ear sem fio com cancelamento de ruído ajustável

William Teodoro

Microsoft contrata ex-engenheiros da Qualcomm para núcleo de computação quântica

Redação 1

Apple remove mais de 30 mil apps não aprovados da App Store chinesa

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com