Teve início neste fim de semana na cidade de São José do Rio Preto, mais uma edição dos Jogos Abertos Interior. E desta vez sem a presença de Ribeirão Preto. Informação antecipada pelo Tribuna no dia 31 de outubro. A decisão impactaou 163 atletas, que participariam do evento em 19 modalidades diferentes. Inicialmente marcadas para serem sediadas, em 2024 e 2025, na cidade de Presidente Prudente, as “Olimpíadas Caipiras” foram transferidas para São José do Rio Preto, que já recebeu a competição no ano passado.
A medida foi tomada pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo no fim de maio, duas semanas após problemas envolvendo alojamentos para as delegações visitantes virem à tona. Com a troca de sede, o evento foi transferido para dezembro, e teve início neste final de semana.
Em outubro a prefeitura de Ribeirão divulgou um comunicado, justificando a ausência e criticou a organização, por meio de nota.
“Devido a mudança de datas e locais de competição, vindas do Governo do Estado, realizador dos jogos, muito atletas e diversas modalidades desistiram, os jogos seriam realizados no mês de setembro na cidade de Presidente Prudente, o Governo do Estado, sem nenhuma justificativa alterou os jogos para a cidade de São José do Rio Preto, de 07 à 21 de dezembro, em que pese a Secretaria de Esportes ter disponível o recurso, não seria possível a prestação de contas dentro do ano fiscal, impossibilitando assim a participação”.
Outras cidades também não participam desta edição, alegando mesmo motivo.
Diante do fato, em que muitas cidades não terão condições de participar, o Governo do estado publicou a portaria PORTARIA G. CEL nº 0672024 em 15 de outubro de 2024, conforme cópia em anexo, onde não existirão nenhum ônus às cidades desistentes.”