Tribuna Ribeirão
DestaqueTurismo

SP lança Rota do Futebol

Guia traz principais atrações turísticas para os amantes do esporte, mostra estádios, passeios e até lojas temáticas. Em destaque o Memorial das Conquistas, em Santos
Estádio do Pacaembu, na capital, é uma das atrações no estado (Divulgação)

As Secretarias de Turismo e Esporte do Estado de São Paulo apresentaram, na última terça-feira (3), o projeto Rota do Futebol SP, durante o Expo Fórum Visite SP, no WTC Events Center. O guia turístico oferece um mergulho na história e na atualidade do futebol em São Paulo, destacando sua importância no cenário esportivo nacional.

Desenvolvido em parceria com clubes e prefeituras de diversas regiões do estado, o material reúne uma lista de atrações que abrange a capital, o interior e o litoral paulista.

Entre os destaques, estão dez estádios localizados em cinco cidades: São Paulo, Santos, Bragança Paulista, Ribeirão Preto e Araraquara. A capital, no entanto, concentra seis desses icônicos palcos esportivos. Os visitantes poderão conferir atividades como visitas a salas de troféus e outras experiências exclusivas oferecidas nesses locais.

O principal objetivo da iniciativa é impulsionar o turismo esportivo, valorizando a rica conexão histórica de São Paulo com o futebol. Afinal, foi no estado paulista que Charles Miller, conhecido como o “pai do futebol brasileiro”, desembarcou em 1894, trazendo as primeiras bolas e introduzindo o esporte no Brasil.

Além dos estádios, o guia apresenta museus, memoriais e outros pontos turísticos ligados ao futebol, como o Píer do Rei Pelé, em São Vicente. Também são recomendados espaços culturais e gastronômicos que retratam a relação entre o esporte e a identidade local.

“A Rota do Futebol SP é mais do que um itinerário: é um convite para que as pessoas explorem a história do futebol em nosso estado e descubram suas belezas e singularidades”, afirmou Coronel Helena Reis, secretária de Esportes de São Paulo.

“O futebol é um atrativo genuíno de São Paulo, intimamente ligado à cultura do nosso estado. Além disso, proporciona experiências que conquistam e encantam o visitante, gerando empregos e ativando serviços locais”, completou o secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena.

O guia pode ser acessado em https://www.turismo.sp.gov.br/guia-sobre-a-rota-do-futebol-sp

Museu do Futebol

 

 

Os estádios do Guia do Futebol SP

 

Estádio do Pacaembu (São Paulo)

Inaugurado em 1940, o Pacaembu é um dos maiores símbolos do futebol brasileiro, tendo abrigado partidas históricas e sendo casa de eventos culturais. Ele também abriga o Museu do Futebol, que apresenta a história do esporte no Brasil de maneira interativa, incluindo a celebração das Copas do Mundo e ícones do futebol nacional. Localizado na Praça Charles Miller, é um marco de encontros para os amantes do esporte.

Vila Belmiro (Santos)

A “casa” do Santos Futebol Clube é famosa por ser palco de alguns dos maiores momentos do futebol, especialmente durante a era Pelé. Inaugurado em 1916, o estádio mantém uma atmosfera histórica e acolhe o Memorial das Conquistas, que expõe a rica trajetória do clube.

Neo Química Arena (São Paulo)

Localizada em Itaquera, a arena do Corinthians é reconhecida por sua arquitetura moderna e foi palco da abertura da Copa do Mundo de 2014. Seu design prioriza a visibilidade do campo, proporcionando uma experiência única aos torcedores.

Allianz Parque (São Paulo)

Conhecido como “Arena Palmeiras”, o estádio se destaca pela versatilidade, sediando jogos e grandes shows internacionais. Inaugurado em 2014, combina modernidade com tradição, mantendo viva a memória do antigo Parque Antártica.

Morumbis (São Paulo)

Casa do São Paulo Futebol Clube desde 1960, é o maior estádio particular do Brasil. Recebe jogos históricos e eventos culturais, sendo famoso por sua imponência e pela vista privilegiada em seus camarotes.

Canindé (São Paulo)

Sede da Portuguesa, o estádio é um dos mais tradicionais da capital e reflete a história e a paixão da colônia portuguesa pelo futebol.

Rua Javari (São Paulo)

Estádio do Juventus, é famoso por preservar o charme dos campos antigos. Os fãs destacam a “mítica” do ambiente e o tradicional cannoli vendido nas arquibancadas.

Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista)

Estádio é a casa do Red Bull Bragantino. Modernizado recentemente, oferece uma infraestrutura que se alinha aos padrões do futebol atual.

Arena Nicnet (Ribeirão Preto)

Um dos mais recentes da lista, que foi chamado no passado e ainda é conhecido na cidade, o Santa Cruz – o Santão destaca-se por sua modernidade. A casa do Botafogo também vem sendo utilizado para shows e conta com infraestrutura de bares, casa noturna e lojas.

Fonte Luminosa (Araraquara)

O estádio da Ferroviária é referência em sustentabilidade, sendo um dos primeiros no Brasil com iluminação totalmente LED e sede de projetos sociais voltados ao esporte.

 

 

Postagens relacionadas

‘CPM 22’, no canal Tribuna Vittrine do YouTube

Redação

Homem é preso tentando transportar cerca de 3 mil porções de cocaína na Rodovia Anhanguera

William Teodoro

Covid causa mais 5 mortes

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com