Duarte Nogueira *
[email protected]
O atendimento à saúde de Ribeirão Preto conta com um novo e importante aliado para cuidar das pessoas com mais humanidade. No último dia 18 de novembro lançamos o “Conecta SUS Ribeirão” Pronto Atendimento Digital (PAD) para pacientes que utilizam a rede pública. O novo serviço tem expediente 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo feriados e pontos facultativos. O acesso pode ser por telefone, número 0800 888 7812, por videochamada em plataforma ou pelo aplicativo “Saúde 24 horas”, disponível para download nas lojas virtuais.
O “Conecta SUS Ribeirão” oferece, gratuitamente, atendimentos de telessaúde em telemedicina, telenfermagem e psicologia digital para usuários do SUS. Composto por equipe médica, de enfermagem e psicologia, devidamente capacitada para atendimentos de PAD, o serviço orienta os pacientes à distância, sem a necessidade de espera por atendimento presencial. Ao mesmo tempo em que reduz a busca dos serviços presenciais de pronto atendimento.
Esse é mais um passo da administração pública no uso eficaz da tecnologia em benefício da população. São 24 horas por dia, sem parar. A qualquer momento, seja de madrugada, de dia ou até durante uma viagem, o usuário terá acesso a um serviço médico de qualidade, com praticidade. É um salto espetacular para quem utiliza a saúde pública de nossa cidade.
“O Conecta SUS Ribeirão” é um trabalho de dois anos, da Secretaria Municipal da Saúde, que no período estudou as possibilidades e projetou o alcance de sua implantação. É um pronto atendimento virtual, que foi amplamente difundido durante a pandemia da covid-19. Hoje, essas novas tecnologias estão sendo muito aproveitadas na qualificação da assistência.
É um avanço incontestável para humanizar ainda mais o atendimento público de saúde, porque além de reduzir o tempo de espera, representa economia de tempo de deslocamento e redução de recursos que seriam despendidos para um atendimento presencial. O Pronto Atendimento Digital é uma maneira eficiente, prática e inteligente de melhorar o fluxo nas unidades de pronto atendimento, eliminando filas e a demora para o atendimento, além de proporcionar um serviço por meio de tecnologias digitais que facilitam o acesso à saúde.
O atendimento remoto terá basicamente a mesma dinâmica do atendimento presencial, onde o paciente relata seus sintomas e o médico faz a avaliação. Também é possível ao atendido enviar documentos que possam complementar as informações. Já o médico pode enviar receitas de medicamentos e até atestados médicos pelo sistema. É um serviço que beneficiará a todos que buscam pronto atendimento, com médicos e psicólogos praticamente dentro da casa do paciente.
O funcionamento é simples. Utilizando a tecnologia de comunicação e informação, a primeira fase do contato com o usuário é a identificação segura, o tempo máximo do início do atendimento é de 60 segundos, independente do meio utilizado. Inicialmente, os pacientes passam por um processo de triagem remota que estabelece como deverá ser o seu atendimento.
Em caso de maior gravidade, a solução pode ser o encaminhamento para uma unidade física de pronto atendimento ou emergência. A preferência, no entanto, é que o atendimento remoto solucione o problema. A atenção psicológica ocorre de forma similar, com orientações sobre as demandas relacionadas às questões mentais.
Há grande possibilidade de solucionarmos a maior parte da demanda por pronto atendimento de forma online, porque levantamentos realizados apontam que cerca de 80% dos pacientes que procuram este tipo de serviço não estão em situação de emergência.
* Prefeito de Ribeirão Preto