Tribuna Ribeirão
Cultura

Alma celebra o Natal no Pedro II

O repertório de “Luzes na Floresta” reúne doze canções, de compositores brasileiros e estrangeiros, e cantos tradicionais ingleses e ucranianos (Fotos: Divulgação)
Para este tradicional concerto que marca o fim do ano letivo na Alma, serão cerca de 120 artistas no palco – entre músicos, cantores e bailarinos

A união do espírito do Natal com a beleza e o mistério da natureza dão o tom do espetáculo “Luzes na Floresta”, concerto de Natal que a Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma) apresenta no Theatro Pedro II neste final de semana, às 20 horas de sábado (7) e às 19 horas de domingo, 8 de dezembro.

A entrada é gratuita e a distribuição de ingressos começou em 28 de novembro, na bilheteria do teatro, das dez às 18 horas, até esgotarem os lugares. A agenda tem ainda uma terceira apresentação, no dia 12 de dezembro, às 19h30, no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau (CCCAN), em São Joaquim da Barra, onde a academia mantém seu Núcleo 2 de ensino.

Para este tradicional concerto que marca o encerramento do ano letivo na Alma, o grupo de cerca de 120 artistas – entre músicos, cantores e bailarinos – convida o público a embarcar numa viagem mágica embalada por canções natalinas de diferentes tradições pelo mundo.

O público será surpreendido com seres místicos que habitam o espaço encantado da floresta, fadas que dançam com a luz das estrelas, borboletas que espalham cores pelos ares e pássaros que entoam harmonias celestiais, segundo a professora Snizhana Drahan, diretora artística do concerto.

“Cada melodia conta uma história, evocando o calor e o encanto que o Natal traz, enquanto celebramos a união entre o mundo humano e a magia da natureza. Será uma noite única e inesquecível, em que a música e a fantasia se encontram para transformar aquele momento em pura poesia”, assegura a diretora artística.

O repertório de “Luzes na Floresta” reúne doze canções, de compositores brasileiros e estrangeiros, e cantos tradicionais ingleses e ucranianos. Além dos alunos e alunas solistas dos cursos de instrumentos e canto, o concerto terá a participação do Corpo Estável de Balé na Alma, dirigidos pela professora Marisol Gallo.

“O balé compõe o espetáculo como um todo, com apresentações solo, duetos, trios e quintetos, em sete músicas”, adianta Marisol. A classe de balé iniciou na Academia há pouco mais de seis anos e, segundo a bailarina, as participações dos alunos integrando os concertos de Natal mostram a evolução do trabalho.

A preparação e os ensaios para “Luzes na Floresta” vêm sendo realizados há três meses. Entre os momentos especiais preparados, a diretora artística Snizhana Drahan, revela que o nascimento de Jesus deve ser um dos mais tocantes.

“Será um momento marcado por uma iluminação especial, cuidadosamente orquestrada, como se uma estrela brilhasse intensamente sobre a floresta, trazendo paz e renovação ao mundo”, entrega a diretora artística do espetáculo.

“Natal é um tempo de celebração do amor, da vida e da união entre os povos e, para a Alma, oferecer esse concerto à Ribeirão Preto é uma grande realização para selar todo o trabalho desenvolvido ao longo deste ano que é muito especial, pois comemoramos dez anos de existência”, acrescenta Dulce Neves, presidente da Academia Livre de Arte e Música.

O espetáculo tem direção musical do maestro Bogdan Dragan e duração de 70 minutos. Toda a apresentação terá tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais). É uma realização da Alma e do Ministério da Cultura via Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet).

O programa traz “Amazing Grace” (John Newton), “We wish you a merry Christmas” (canto tradicional ingles), “Natal branco” (Irving Berlin), “Schedrik” (canto tradicional ucraniano), “The Prayer (David Foster e Carole Bayer Sager) e “O Velhinho” (Octávio Babo Filho).

Completam o repertório asa canções natalinas “Cantiga para acalentar” (Antônio Madureira), “Ave Maria brasileira” (Vicente Paiva), “Faça um lugar” (Raul Fernando ), “Noite Feliz” (Franz Gruber), “The First Noel” (canto tradicional inglês) e “Fantasia de Natal”.

Conta com o patrocínio da Usina Alta Mogiana S/A (Ópera); Necta, GS Inima Ambient e Cutrale (Sinfonia); Santa Helena Indústria de Alimentos S/A, Interunion, Tereos e Usina Vertente (Suíte); Goiasmaq, Suprir e Grupo Intelli (Ária).

Conta ainda com a parceria da Universidade de São Paulo, por meio do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (DM-FFCLRP) e apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II.

A Alma Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto. Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo.

A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais.

Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades. com o objetivo de ampliar o repertório de habilidades e o universo cultural dos alunos.

Pedro II O Theatro Pedro II informa que não é permitido crianças menores de 12 anos na fila A dos setores balcão nobre e balcão simples, por determinação do Ministério Público de São Paulo (MPSP), devido a altura do guarda corpo.  Ingressos para cadeirantes são destinados ao setor frisa do teatro.

Importante ressaltar que não será permitida em nenhuma hipótese a entrada após o início do espetáculo, não havendo troca de ingresso e nem devolução do dinheiro. A peça terá início no horário marcado. Para melhor conservação do Theatro Pedro II é proibido o consumo de bebidas e alimentos dentro das salas de espetáculos.

Fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança.

Atualmente conta com 1.200 lugares, mas costuma disponibilizar 1.000 para o espetáculo da Alma. O telefone para mais informações é (16) 3977-8111. Ou acesse www.theatropedro2.com.br. O espaço é o terceiro maior teatro de ópera do Brasil. O uso de máscara é opcional. A classificação é livre.

Postagens relacionadas

“O Projeto Adam”: diretor diz se filme terá continuação ou não

William Teodoro

Novas atrações: Bloco Califórnia terá axé de Jana Lima em seu line-up

William Teodoro

O centenário de Astor Piazzolla

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com