Por: Adalberto Luque
A Delegacia da Polícia Federal em Ribeirão Preto realizou, nesta quinta-feira (28), a operação Elpis 12, com o objetivo de desarticular o ramo de uma organização criminosa que se dedica à difusão de arquivos com fotos e vídeos de pornografia infantojuvenil. A ação ocorreu em uma residência na cidade de Jaboticabal, região metropolitana de Ribeirão Preto.
De acordo com a PF, o suspeito estaria armazenando e difundindo, através da internet, arquivos com violência sexual contra crianças e adolescentes. A ação faz parte de uma operação permanente da PF para combater a propagação de material sexual ilícito pela internet.
“Com a utilização de avançadas ferramentas tecnológicas, além de diferentes meios de obtenção de provas, foi possível rastrear a atuação do investigado na rede mundial de computadores”, informou a PF. Se confirmada sua participação, o suspeito vai responder por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Código Penal, sujeito a penas que podem chegar a 13 anos de prisão.
Na residência do investigado, os agentes apreenderam equipamentos eletrônicos, como computadores e celulares, que serão periciados. As investigações prosseguem.