O Convention & Visitors Bureau de Ribeirão Preto e Região entregou ofício ao prefeito eleito Ricardo Silva (PSD) e ao vice Alessandro Maraca (MDB) defendendo a recriação da Secretaria Municipal de Turismo a partir de 1º de janeiro, quando começa o novo governo. O documento foi entregue em 12 de novembro e é assinado pelo presidente Mauro Moraes de Baptista e pelo vice, Marcio Santiago de Oliveira.
Ribeirão Preto já teve uma pasta exclusiva para o setor. Foi criada em 10 de março de 2009, na gestão de então prefeita Dárcy Vera, mas em 28 de dezembro de 2020, no final do primeiro mandato do atual prefeito Duarte Nogueira (PSDB), foi incorporada à Secretaria de Cultura.
Segundo o ofício, o setor, embora seja um dos que mais geram empregos, tributos e renda no Brasil, sempre foi subavaliado pela grande maioria das autoridades que dirigem os destinos das cidades e do país. Afirma ainda que o turismo cresceu 8% no ano passado.
Foi o setor que mais gerou empregos no país. De janeiro de 2023 a março deste ano, houve a criação de quase 2,2 milhões de vagas formais no Brasil, das quais 1,64 milhão foram abertas nos últimos doze meses. Os números mostram que o país chegou a um total de 46 milhões de pessoas atuando com carteira assinada.
Em setembro, foram criadas 21.398 oportunidades em atividades econômicas ligadas ao turismo, alcançando a segunda melhor marca do ano. O Convention & Visitors Bureau de Ribeirão Preto argumenta que a contribuição do turismo para o desenvolvimento está acima de outros grupamentos econômicos, como o da construção, que em setembro de 2024 gerou 17.024 vagas, e da agropecuária, com saldo negativo de 2.004 oportunidades.
“Infelizmente, a gestão municipal que está se encerrando, não propiciou nenhum incremento no setor, a começar pela não indicação de orçamento para a pasta. Essa escolha equivocada e outras causaram um retrocesso enorme no setor acabando por contribuir para que a pasta fosse desacreditada ocasionando a sua extinção no mandato seguinte”, diz o texto.
“Os equívocos continuaram com a inclusão da pasta do Turismo na pasta da Cultura. Vale ressaltar que, embora tenham alguma semelhança, são conceitualmente distintas. Enquanto a cultura é lúdica o turismo é pragmático”, critica o Convention & Visitors Bureau.
Segundo a entidade, Ribeirão Preto tem atrativos especiais que devem ser valorizados, tais como, o turismo de saúde, turismo científico, comercial e de serviços; reforçar estes segmentos, colocarão a cidade no cenário internacional.
“Poderá ainda, alçá-la como polo de turismo de negócios e eventos e, por conseguinte atrair mais eventos corporativos. Para isso, precisamos que o poder público fomente o segmento com o restauro do Parque Permanente de Exposições, Museu do Café e olhe com carinho para o nosso combalido Aeroporto Leite Lopes”.
Procurado pela reportagem o prefeito eleito Ricardo Silva afirmou, por meio de nota, que “o Governo de Transição sabe da importância de valorizar o turismo e será uma das pautas principais de nosso governo, pela importância na geração de recursos e empregos em Ribeirão Preto. A criação de uma secretaria específica é assunto que será debatido no decorrer do governo levando em consideração aspectos técnicos e orçamentários”.