Seis dias de grandes e disputados jogos em quatro modalidades: voleibol, handebol, basquetebol e futsal – tanto no masculino quanto no feminino – envolvendo 13 Atléticas e Diretórios Acadêmicos. Assim foi o Inter Barão 2024, realizado na semana passada, cujas finais aconteceram no domingo, dia 24, no Ginásio José Favaro Junior, carinhosamente chamado de ‘Irineuzão’, pelos estudantes. A organização foi da Atlética Unificada Barão de Mauá. No final, medalha de ouro para a integração entre os estudantes.
Foi o primeiro Inter Barão. Antes da pandemia covid-19 os jogos tinham outra denominação e formato. A expectativa era grande. “Se eu pudesse resumir em uma palavra seria gratidão. A gratidão pela participação dos alunos, pela direção do Centro Universitário Barão de Mauá por acreditar no trabalho da Atlética, da equipe da Atlética por se envolver. Quando a gente faz alguma coisa com boas intenções, as coisas boas retornam. Então a gratidão é a palavra certa!”, disse o presidente da Atlética, Gustavo Mota, o ZZ.
ZZ ressalta que pelo sucesso dos jogos, a Atlética já pensa no próximo Inter Barão em 2025. “Esse ano, por ser esse retorno pós-pandemia, optamos pelas disputas das modalidades tradicionais. Mas ano que vem o pessoal pediu e vamos ter outras modalidades, como por exemplo, vôlei de areia, beach tennis e outras”, finalizou.
O diretor de modalidade da Atlética, Francisco Felix, também enalteceu a participação dos alunos. “Do nosso lado foi um trabalho intenso, chegamos todos os dias pela manhã 7h30 e saímos à noite, depois das 21h. Mas foi muito bom, porque do outro lado houve esse grande envolvimento das equipes que entregaram tudo dentro de quadra. Nós nos esforçamos muito para ter esse grande engajamento e o resultado foi excelente. Foram jogos disputados dentro de quadra. O bom é que muitos alunos começaram a se envolver ainda mais com as modalidades e com o esporte. E já estão pensando nas próximas competições. Não querem parar. Então quando a gente consegue impactar dessa maneira, com esporte e saúde, é muito gratificante”, disse.
O professor e incentivador da Atlética, Miguel Jabur, destacou a interação entre os estudantes. “Em muitas vezes os estudantes não têm essa oportunidade de se conhecerem. Eles estão envolvidos dentro do curso e nos jogos essa interação se fortalece. São criados vínculos. Você percebe que dentro de quadra todo mundo quer ganhar, mas quando acaba o jogo é um respeito muito grande, se conheceram mais aqui, viraram amigos aqui e lavam isso para fora dos jogos. Isso é muito importante”, salientou.
O Pró-Reitor de Graduação do Centro Universitário Barão de Mauá, Thiago Moraes, acompanhou de perto os jogos. Ele ressaltou que os jogos ajudam no processo de qualidade de ensino. “O Inter Barão vem corroborar com todo o trabalho que o Centro Universitário Barão de Mauá faz pela qualidade de ensino. Uma das etapas do processo de ensino é qualidade de vida, e o esporte proporciona essa qualidade de vida. O estudante tem aquela pressão pelo desempenho dentro de sala de aula e o esporte é uma válvula de escape para essa pressão”, disse. Thiago Moraes ainda explicou que eventos como o Inter Barão fortalece os laços entre estudante e instituição. “A ideia é que a gente possa ter edições semestrais dos jogos”, finalizou.