O horário especial de funcionamento do comércio de Ribeirão Preto, neste fim de ano, começa no próximo domingo (1º) e vai até o a véspera de Natal, 24 de dezembro, uma terça-feira. A medida foi consolidada na convenção coletiva de trabalho firmada recentemente entre Sindicato do Comércio Varejista, representante oficial do setor lojista, e Sindicato dos Empregados do Comércio (SincomerciáriosRP).
As lojas do comércio tradicional vão atender, de segunda-feira a sábado, das nove às 22 horas. Em quatro domingos, dias 1º, 8, 15 e 22 de dezembro, o varejo vai funcionar das dez às 17 horas. Na véspera de Natal, dia 24, atenderá das nove às 18 horas.
Três dos quatro shopping centers da cidade – Shopping Center Iguatemi, RibeirãoShopping e Novo Shoppng – atenderão de segunda a sábado, das dez às 23 horas, e aos domingos 1º, 8, 15 e 22, das dez às 22 horas. No dia 24 de dezembro, as lojas abrirão das nove às 18 horas.
Já o ShoppingSantaÚrsula funcionará de segunda a sábado, das nove às 22 horas, das 14 às 21 horas nos quatro domingos de dezembro que antecedem Natal e das nove às 18 horas no dia 24, segundo informações dibulgadas pelo Sincovarp. A íntegra da CCT está disponível no www.sincovarp.com.br.
O grupo de entidades ligadas ao comércio estruturou uma série de medidas e sugestões e as encaminhou à prefeitura de Ribeirão Preto com o objetivo de melhorar e facilitar o acesso dos consumidores aos estabelecimentos comerciais das regiões impactadas pelos corredores de ônibus e obras de mobilidade e galerias pluviais, em especial no Centro, avenidas Nove de Julho e Dom Pedro I (Ipiranga).
Pedem que as obras sejam interrompidas nesta sexta-feira, 29 de novembro, por causa da Black Friday, nos sábados 7, 14 e 21 de dezembro, e, ainda na segunda (23) e na terça-feira (24), vésperas de Natal. Defendem que não haja novas interdições até o Natal.
Durante o período de horário especial de funcionamento do comércio tradicional, até as 22 horas e entre 1º e 24 de dezembro, que sejam liberadas vagas de estacionamento de veículos, mediante Área Azul (para garantir rotatividade), na Dom Pedro I e em todas as outras vias comerciais onde tenham corredores de ônibus.
Além das medidas que já estão valendo na Barão do Amazonas (do cruzamento com a Florêncio de Abreu e até a esquina com a General Osório) e na Visconde de Inhaúma (da rua General Osório até a confluência com a Américo Brasiliense), que o estacionamento seja liberado, entre nove e 22 horas, em toda a extensão das duas vias e nas demais ruas do Centro, ou pelo menos fora dos horários de pico.
Nos dias de maior movimento do comércio, no período de horário especial de funcionamento, especialmente às sextas, sábados e domingos, destinar agentes de trânsito para organizar o fluxo de veículos junto aos canteiros de obras. Querem que a prefeitura libere o máximo possível de cruzamentos ma Nove de Julho, entre a Black Friday e o Natal.
Também pedem ações de zeladoria e limpeza na avenida, no calçadão, Esplanada do Theatro Pedro II e nas praças XV de Novembro, Carlos Gomes, da Catedral Metropolitana, das Bandeiras e Sete de Setembro e no entorno dos canteiros de obras, de forma a manter esses ambientes mais seguros e atrativos para os consumidores no fim de ano.
Por fim, pedem articulação entre a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar (PM) para realizar operação padrão e aumentar o policiamento no Centro e nos principais corredores comerciais da cidade, além da substituição das lâmpadas de iluminação pública queimadas na avenida Nove de Julho.
Horário especial do varejo de RP *
Comércio de rua
– De segunda-feira a sábado
Das 9 às 22 horas
– Domingos (dias 1º, 8, 15 e 22 de dezembro)
Das 10 às 17 horas
– Véspera do Natal (dia 24)
Das 9 às 18 horas
Shopping centers *
– De segunda-feira a sábado
Das 10 às 23 horas
– Domingos (dias 4, 11 e 18 de dezembro)
Das 10 às 22 horas
– Véspera do Natal (dia 24)
Das 9 às 18 horas
* O Santa Úrsula abre às nove horas e, aos domingos, vai atender das 14 às 21 horas
Obs.: a extensão do horário é facultativa