A Comissão externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar as investigações sobre o acidente da Voepass visitará a oficina da companhia em Ribeirão Preto na próxima quinta-feira, 28 de novembro. O acidente aconteceu no dia 9 de agosto e vitimou 62 pessoas, entre passageiros e tripulantes. A aeronave modelo ATR-72 500, de matrícula PS-VPB fazia um voo doméstico regular ligando o Aeroporto de Cascavel, no Paraná, ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, quando perdeu o controle e caiu no condomínio residencial Recanto Florido, no bairro Capela, no município de Vinhedo.
A visita dos deputados acontece a partir das 14 horas, na oficina que fica no aeroporto Leite Lopes, na zona Norte da cidade. O requerimento foi proposto pelo deputado Bruno Ganem (Podemos), coordenador da Comissão e tem como objetivo “averiguar, in loco’, a situação e o andamento da oficina da Voepass”.
O parlamentar afirma ainda, que a visita contribuirá para prevenção de incidentes e acidentes, além de promover troca de informações. “A visita permitirá à Comissão verificar, in loco, se as práticas de manutenção estão em conformidade com as normas e regulamentos estabelecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e outras entidades reguladoras internacionais. Isso é crucial para garantir a segurança das operações aéreas da Voepass”, explicou.
O acidente da Voepaass foi o mais grave em solo brasileiro desde o Voo TAM 3054, em julho de 2007. Também foi o primeiro acidente aéreo da Voepass e o primeiro acidente fatal envolvendo um ATR-72 no Brasil