Tribuna Ribeirão
DestaqueEsportes

SP tem nove atletas das regiões de RP e Franca disputando as Paralimpíadas Escolares

Competição acontece no Centro de Treinamento Paralímpico a partir desta segunda-feira (25) e se encerra no próximo sábado (30) (Alê Carvalho/CPB)
Começam nesta segunda (25), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), as Paralimpíadas Escolares 2024. Os jogos reúnem jovens esportistas de 11 a 18 anos, de escolas estaduais, municipais, particulares e entidades, no maior evento paradesportivo juvenil do país. O estado de São Paulo conta com uma delegação de mais de 300 atletas, sendo 9 da região de Ribeirão Preto (um de Barretos, um de Nuporanga, dois de Ribeirão Preto, dois de Monte Alto e três de Franca). Eles participam das disputas diante de representantes dos 26 estados do país e do Distrito Federal, defendendo a hegemonia de São Paulo, que busca o 12º campeonato.
A delegação paulista, sob coordenação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), também é composta por uma equipe de aproximadamente 93 adultos, incluindo atletas-guia, profissionais de estafe, técnicos e fisioterapeutas.
Ao todo, os competidores vão disputar de 13 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de cegos, futebol PC (Paralisia Cerebral), goalball, judô, halterofilismo, parabadminton, natação, vôlei sentado, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.
“São Paulo se destaca como a grande potência do esporte paralímpico escolar, conquistando os últimos oito títulos consecutivos. Este resultado denota a importância de ações do Governo de SP que expandem o alcance do paradesporto, como o Programa de Desenvolvimento Paralímpico, que capacita profissionais de educação física em todo o estado”, citou o secretário Marcos da Costa, em menção à iniciativa das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes que esteve na região (Ribeirão Preto) em setembro deste ano para oferecer treinamento técnico, teórico e prático em paradesporto aos professores de educação física.
Medalhistas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, a judoca Alana Martins Maldonado e o jogador de goalball Leomon Moreno da Silva, que conquistou bronze, são talentos do Time São Paulo Paralímpico, incentivo da SEDPcD a atletas de alto nível, que já disputaram a competição.
Serviço:
Jogos Paralímpicos Escolares
Data: 25/11 a 30/11
Local:* Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB) – Rod. dos Imigrantes, km 11,5 – Vila Guarani, São Paulo – SP, 04329-100

Postagens relacionadas

Crime em estádio é tema de reunião

William Teodoro

Ladrão morre em tentativa de assalto no posto de combustíveis

Redação

Gabriel Menino ressalta as conquistas na carreira após 50 jogos pelo Palmeiras

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com