A prefeitura de Ribeirão Preto reinaugurou, na tarde desta sexta-feira, 22 de novembro, o Parque Roberto de Mello Genaro, apesar do temporal que caiu na cidade. Uma solenidade foi realizada, mas o público não pôde acompanhar. O evento estava programado para ocorrer no último sábado (16) e também foi suspenso em razão das chuvas.
Participaram da solenidade o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), a secretária de Infraestrutura Catherine D’Andrea, o vereador Elizeu Rocha (PP) e outras autoridades. Após mais de dez anos interditado por problemas estruturais, o Parque Roberto de Mello Genaro, localizado na avenida Santa Luzia, no Jardim Sumaré, na Zona Sul, será reaberto ao público. Vai atender diariamente das seis às 21 horas.
Os visitantes poderão explorar as novas instalações do parque, entre elas a recuperação do banheiro, recuperação da guarita, recuperação/renovação da iluminação presente no local, com implantação de luminárias de led, implantação de brinquedos e academia ao ar livre, implantação de espaço pet e recuperação do alambrado e do portão e grades de entrada.
O asfalto na parte interna foi recuperado, além da adequação da rede de esgoto presente no local, recuperação da cerca do lago, construção de contenção em gabião para proteger contra a queda de rochas e pintura em geral. Além disso, o local passa a contar com vigia permanente e equipe para limpeza diária dos banheiros.
Inaugurado em 2010, o local foi interditado outubro de 2013 devido ao risco de desabamento de parte de uma parede formada por rochas. Parte da muralha começou a se soltar, ameaçando desabar e atingir os usuários do equipamento. A prefeitura fez várias obras no local, incluindo um muro de arrimo para isolar o paredão.
Com uma área de 9.400 metros quadrados, a entrada principal do parque fica na avenida Caramuru. Há outras duas entradas, uma pela avenida Santa Luzia e outra pela rua Rafael Pillegi, por meio de duas escadarias secundárias, mas que estão interditadas por ficarem anexas ao paredão de rochas. Quando foi construído, o Parque Roberto de Mello Genaro ganhou vários equipamentos.
A lista traz equipamentos para ginástica, playground, pista para caminhada e ciclovia, bancos de madeira por toda extensão, bicicletário, sanitário masculino e feminino, mina natural, onde foi construído um lago povoado por peixes, tartarugas e patos.
Moradores do entorno dizem que a construção de rampa no lugar das escadarias possibilitaria o acesso de idosos e pessoas com algum tipo de deficiência possam acessar o local. Eles dizem que em 2021 a Secretaria Municipal de Infraestrutura aprovou um pedido deles para a construção e uma rampa com cerca e 120 metros.
Na ocasião, a prefeitura informou, por meio de nota que a acessibilidade ao parque se dá pela entrada principal localizada na Caramuru. As escadas que dão acesso à Santa Luzia e à Rafael Pillegi são acessos secundários. “Não há previsão para construção de rampa de acesso para avenida Santa Luzia e as escadas continuarão interditadas para segurança de todos”, finaliza o texto.