Por: Adalberto Luque
Ituverava é uma das seis cidades contempladas com uma sala de proteção à mulher para delegacias de Polícia. A informação foi divulgada na noite desta quinta-feira (21) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Além de Ituverava, as salas chegam a Aparecida, Bananal, Campos do Jordão, Pindamonhangaba e Capivari. A sala de proteção de Aparecida já está funcionando.
“A expansão das Salas DDM Online para mais cidades de São Paulo é um passo fundamental na garantia de proteção e acolhimento às mulheres vítimas de violência. Com a modernização e humanização do atendimento, asseguramos que cada mulher tenha o suporte necessário, de forma segura e acessível, para denunciar e buscar justiça. O Governo de São Paulo está comprometido em fortalecer a rede de proteção, garantindo que todas as mulheres, em qualquer município, possam se sentir seguras e protegidas”, afirmou a secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro.
Nas delegacias onde as salas estão disponíveis, a vítima de violência doméstica ou familiar pode ter atendimento pela salda da DDM. O serviço é realizado por videoconferência por policial especializado em acolhimento para registro da denúncia.
“O principal ganho é que a vítima recebe atendimento mais preparado e qualificado por esse policial especializado. Ou seja, ela será melhor acolhida e terá mais tempo com o profissional do que se passasse no plantão comum com outras ocorrências policiais”, disse a delegada Cláudia Nogueira Cobra, coordenadora da DDM Online.
A delegada conta que o boletim de ocorrência é registrado como se o policial estivesse presencialmente com a vítima. “Caso a mulher solicite a medida protetiva de urgência, a gente grava o depoimento dela por vídeo, que é transcrito pelo sistema e encaminhado ao Poder Judiciário”, complementou.
A ideia das DDM Online é complementar ao atendimento das unidades das Delegacias de Defesa da Mulher (DDM). Além das 141 delegacias territoriais especializadas, agora o estado passa a ter 144 salas DDM Online. Somente na atual gestão, 65 salas passaram a prestar apoio às vítimas de violência doméstica.
Ribeirão terá DDM 24 horas
Durante a campanha política, o prefeito eleito Ricardo Silva afirmou que a cidade vai contar com uma Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) 24 horas. A informação foi confirmada pelo governador Tarcísio de Freitas e pelo secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite. Silva teria destinado uma verba de R$ 2 milhões para a construção do novo prédio.