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RP tem capacidade para receber VLT 

CEE é presidida pelo vereador e vice-prefeito eleito Alessandro Maraca, Brando Veiga e Renato Zucoloto  André Rodini (novo) acompanhou a oitiva (Divulgação/Câmara)  

Em depoimento à Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara que analisa a viabilidade e a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Ribeirão Preto, o diretor de Infraestrutura do Ministério das Cidades, André Moraes, afirmou que a cidade tem capacidade para receber este tipo de transporte público. A oitiva ocorreu na terça-feira, 19 de novembro.  
 
A comissão é presidida pelo vereador e vice-prefeito eleito, Alessandro Maraca (MDB), e conta ainda com Brando Veiga (Republicanos) e Renato Zucoloto (PP). Durante a reunião, André Moraes destacou que a cidade possui capacidade urbanística e econômica para receber o equipamento, embora seja necessário apresentar estudos de tráfego e um projeto conceitual. 
 
Moraes também colocou o ministério à disposição para auxiliar na efetivação da implantação do VLT. O próximo passo da CEE será apresentar o relatório final em sessão ordinária da Câmara e encaminhá-lo à prefeitura de Ribeirão Preto e aos respectivos órgãos públicos. 
 
O VLT é um sistema de transporte que opera sobre trilhos e tem capacidade para transportar até 400 passageiros simultaneamente, podendo atender até 35 mil pessoas por hora. Essa modalidade proporciona deslocamentos rápidos e confortáveis, reduzindo o tempo de espera e os congestionamentos nas vias.  
 
Diversos países e cidades já implantaram sistemas semelhantes ao VLT, incluindo Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Maringá (PR), Santos (SP), Varsóvia (Polônia), Basileia e Zurique (Suíça) e Lisboa e Porto (Portugal). O equipamento representa uma alternativa sustentável aos meios de transporte convencionais.  
 
Ao operar com energia elétrica, o VLT não emite gases poluentes, contribuindo para a redução da emissão de gases de efeito estufa e para a melhoria da qualidade do ar na cidade. Essa característica também torna o VLT uma solução mais econômica ao reduzir custos com combustível e manutenção dos veículos, além de ser mais silencioso em comparação com ônibus e automóveis. 
 
Outro aspecto relevante é a integração do VLT com outros meios de transporte, como ônibus e bicicletas. Com um sistema integrado, os usuários terão maior facilidade de deslocamento com conexões entre diferentes modalidades de transporte. Isso estimula o uso de meios mais sustentáveis e contribui para a diminuição do número de veículos particulares nas ruas, reduzindo o trânsito e os impactos ambientais. 

 
 

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