Por Hugo Luque
O Botafogo foi derrotado por 3 a 1 pelo Avaí, na noite desta segunda-feira, pela 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Sob vaias, a equipe se despediu do Estádio Santa Cruz em 2024.
As duas equipes entraram em campo para cumprir tabela. Com a derrota da Ponte Preta, o Pantera se livrou matematicamente do rebaixamento. Já o Avaí também não tinha mais chances de subir ou de descer.
Mesmo assim, o confronto foi marcado por chances dos dois lados. O Tricolor saiu na frente com Emerson Negueba, mas sofreu o empate em gol do veterano Vagner Love, levou a virada dos pés de João Paulo e a confirmação do revés saiu com gol de Garcez.
O resultado fez o Botafogo estacionar na 16ª posição,
com 42 pontos. Na rodada final, os comandados de Márcio Zanardi visitam o Coritiba, fora de casa, no domingo, às 18h45.
O jogo
O primeiro tempo foi botafoguense. A equipe da casa tomou conta das ações e criou as melhores chances, embora não muitas. Houve muita troca de passe, mas poucos espaços.
As principais oportunidades vieram, justamente, com mais campo aberto para correr pelas alas. Apesar da superioridade tricolor, o Avaí foi quem quase inaugurou o marcador em cabeceio de Vagner Love, livre, para fora. Em seguida, Rodrigo Santos parou no goleiro Victor Souza.
Aos 33, João Costa obrigou o arqueiro adversário a fazer boa defesa. Porém, aos 36, não teve como evitar. Após cruzamento da esquerda, a bola passou pelo goleiro e sobrou para Emerson Negueba. Livre, o botafoguense acertou um belo voleio para abrir o marcador e se emocionou na comemoração. Ainda deu tempo de Jean Victor acertar a rede pelo lado de fora antes do intervalo.
O Avaí voltou do vestiário mais disposto a oferecer perigo ao gol do Pantera. Foi o time da casa, todavia, que balançou a rede mais uma vez. Aos 12, Douglas Baggio aproveitou cruzamento da direita e fez o segundo, mas a arbitragem invalidou por toque de mão do camisa 10.
Foi o suficiente para o visitante acordar de vez. Logo em seguida, o Avaí empatou depois de uma cobrança de escanteio que obrigou Victor Souza a fazer grande defesa. No rebote, Vagner Love conferiu.
Mesmo com a igualdade, o conjunto catarinense continuou melhor na etapa complementar e quase virou com cabeceio de Hygor após cobrança de escanteio.
Nos minutos finais, não deu para segurar o adversário. Aos 43, João Paulo aproveitou sobra na área para virar. Já no último lance, Garcez saiu na cara do gol e não perdoou: colocou a bola no fundo da rede para a celebração catarinense e os gritos de “time sem vergonha” dos paulistas.