Por: Adalberto Luque
Um homem foi preso, nesta terça-feira (12), após ser flagrado furtando energia elétrica para seu estabelecimento comercial. O flagrante ocorreu em uma distribuidora de bebidas, no Ribeirão Verde, zona Leste da cidade.
Segundo a CPFL Paulista, em operação realizada pela Polícia Civil, foi detectada fraude nas instalações elétricas. O proprietário foi levado para a Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde foi autuado por fraude e furto de energia.
Ainda de acordo com a CPFL, os cálculos sobre a quantidade de energia desviada e os respectivos valores serão feitos pela companhia e repassados ao responsável pela fraude.
“Essas operações de inspeção são realizadas de forma permanente e têm como objetivo coibir uma prática ilegal que causa o encarecimento das tarifas para todos os clientes da distribuidora, piora a qualidade do fornecimento de energia e coloca em risco a vida da população”, explicou a CPFL Paulista.
Fraudar instalações elétricas e furtar energia são crimes previstos em Código Penal, sujeitos a penas entre um e quatro anos de prisão. “Outra consequência negativa é a piora na qualidade do serviço prestado, para todos os outros clientes. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento.”
A CPFL Paulista pede que os clientes façam denúncias sobre ligações clandestinas. É feita de forma sigilosa pelos canais da companhia. As investigações prosseguem.