Segundo pesquisa da plataforma de conteúdo Surra de Lúpulo, o estilo India Pale Ale (IPA) é o mais consumido por 62,45% dos brasileiros que apreciam cerveja artesanal. Para chegar a esta conclusão foram ouvidos 8700 consumidores de cerveja de todos os estados brasileiros.
As IPAs ganharam o paladar e o coração dos brasileiros com seus sabores e aromas intensos e contam com um festival totalmente dedicado ao estilo. O IPA Day Brasil, realizado anualmente em Ribeirão Preto, está em sua 11ª edição.
“Trazemos quase 40 rótulos de cerca de 30 cervejarias e temos como principal desafio justamente fazer a curadoria desses rótulos considerando que o Brasil tem quase 1.800 fábricas e um grupo cada vez maior de aficionados pelo estilo”, explica o designer e sommelier de cervejas Rafael Moschetta, criador e organizador do festival
O crescimento das cervejas artesanais no Brasil levou a bebida a ser reconhecida como gastronomia, compondo harmonizações diversas. Inspirado neste casamento de sabores, o IPA Day Brasil, maior e mais tradicional festival dedicado às cervejas India Pale Ale no país, vai harmonizar cervejas com músicas em sua 11ª edição, que será realizada neste sábado, 16 de novembro, no Victória Hill Centro de Eventos, das 14 às 22 horas, em Ribeirão Preto.
O festival reúne rótulos de mais de 30 cervejarias de todo o país. São mais de 40 opções de IPAs em seus diversos estilos e subestilos, incluindo cervejas icônicas, receitas clássicas e criativas e muitos lançamentos que indicam a tendência para o segmento artesanal. Este ano, a diversidade de sabores proporcionados pelas India Pale Ales irão harmonizar com o som de dez bandas e seis DJs, ao longo de oito horas de open bar de cerveja e água.
Realizado pela primeira fez no Vitória Hill Centro de Eventos, o IPA Day terá este ano uma experiência de imersão total no evento com a hospedagem Casa da IPA, na qual os participantes ficarão hospedados no próprio local do evento. O espaço, que mescla grandes áreas arborizadas e espaços cobertos, permitiu a criação dos três palcos distintos.
Este ano uma das novidades do IPA Day Brasil é o conceito de “harmonizasom”’, no qual cervejas e música serão harmonizadas conforme sua intensidade. Serão dez bandas e quatro DJs, do Coletivo Killasounds. Na área do palco Session IPA, com músicas mais suaves, serão servidas sete das cervejas menos alcoólicas.
O palco principal será o American IPA onde vai ficar a maior parte dos rótulos. Serão 24 IPAsS de intensidade intermediária que harmonizam com pop rock, rock e folk music. Já palco Double IPA será o espaço com as sete cervejas mais intensas que harmonizam, por exemplo, com rock mais pesado.
As bandas do Palco Session IPA são Leonetti Bros, Club Limbo e Banda Cidda. No Palco American IPA vão tocar School of Rock, Al Bud Trio, Kalize e Lanceloti Experience. Por fim, no Palco Double IPA: Everlong, Versão 2 e Lyrium. Ingressos podem ser adquiridos no site https://eventiza.com.br/evento/ipa-day-brasil-2024 e custam R$ 249,90.
O evento, no modelo open bar de IPAs e água, contará com cervejarias de 19 cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. As receitas, com graduação alcoólica variando de 4% até 10,5%, reúnem uma diversidade de 30 variedades de lúpulos, que é o ingrediente protagonista das cervejas do estilo India Pale Ale.
A prevalência é de lúpulos modernos dos Estados Unidos como Citra, Mosaic e Columbus. Mas as receitas também utilizam lúpulos da Alemanha, Austrália e Nova Zelandia. No setlist de cervejas estão criações de cervejarias como Bodebrown, Trilha, Dogma, Dadiva, Japas, Hocus Pocus, Tesla, Satélite e Croma, dentre outras, além das ribeirãopretanas Invicta, SP-330, Maltesa e Kaya.
IPA Day Brasil – O festival IPA Day Brasil nasceu em Ribeirão Preto, em 2012, quando ainda havia poucas opções de cervejas deste estilo no país. Sua primeira edição, realizada no Centro de Distribuição da Cervejaria Colorado, reuniu todas as IPAs comerciais do Brasil. D
desde então o festival cresceu e o mercado de IPAs também. Sua edição nacional, O IPA Day Brasil, é realizado anualmente em Ribeirão Preto mês de novembro e tem o patrocínio de Mendorato, Fermentis e JoinAds. A edição paulista, com rótulos estaduais, foi criada em 2019 e está em sua quarta edição, sempre com ingressos esgotados.
RP é a ‘Capital da Cerveja Artesanal’
Em 31 de julho, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou a lei número 18.006/2024, de autoria do deputado Rafael Silva (PSD), que concede a Ribeirão Preto o título oficial de “Capital do Chope e das Cervejas Artesanais”. O projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em 19 de junho, dia em que a cidade celebrou 168 anos de fundação e emancipação política.
Segundo o Anuário da Cerveja do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), elaborado em conjunto com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), Ribeirão Preto manteve a 11ª posição na passagem de 2022 para 2023.
A cidade conta com 17 cervejarias – mesma quantidade do ano anterior –, 4,1% das unidades paulistas (detinha 4,4% do mercado em 2022). É a terceira maior produtora do Estado de São Paulo e a 10ª no ranking de rótulos, com 738 cervejas criadas na cidade, 43,4 por fabricante e 5,4% de participação no estado.
Ribeirão Preto é a sede do primeiro Arranjo Produtivo Local (APL) cervejeiro do interior paulista e conta ainda com o Polo Cervejeiro da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), que reúne as empresas produtoras de cerveja artesanal da cidade. Atualmente são 19 participantes que geram 1.000 empregos.
Em pesquisa com 47 mil pessoas, em 28 países, no ano de 2021, encomendada por uma das maiores empresas de e-commerce em todos os continentes, a Booking.com, Ribeirão Preto foi eleita a maior referência, em todo o mundo, para se tomar cerveja artesanal, ficando à frente de Petrópolis, Rio de Janeiro, Munique (Alemanha) e Bruxelas (Bélgica).
A nova fase, em Ribeirão, desse artigo tão apreciado começa a partir dos anos 1990, com a Colorado. Já no século 21, Invicta, Lund, Pratinha, Walfänger, SP330, Weird Barrel, Maltesa, BR Brew e outras marcas ciganas se instalaram em Ribeirão.
Empresas ciganas, conhecidas como “colaborativas” ou “associadas”, são formadas por cervejeiros que não têm recursos para montar uma fábrica e usam “emprestados” os tanques de uma outra cervejaria para produzir e comercializar os seus rótulos no mercado.
O município também passou a receber vários festivais cervejeiros, como o Ipa Day (maior festival de cerveja estilo India Pale Ale do mundo), Nocaute, Oktoberfest e Craft Beer. A elaboração do projeto de lei contou com apoio do Polo Cervejeiro da Acirp.
História – A ligação de Ribeirão Preto com a cerveja começou em 1886, com a fundação da primeira fábrica na cidade, a Livi & Bertoldi. No início do século XX, a Cia. Paulista se instalou aqui, e em 1936, a Choperia Pinguim abriu as portas com a lenda de receber o chope diretamente da fábrica, por uma serpentina subterrânea.
A partir daí, a cidade se uniu definitivamente à imagem de cidade cervejeira. Em 1995, foi fundada a Colorado, a primeira cervejaria artesanal local. Incentivando essa vocação, desde 2016, a cidade conta com um polo cervejeiro, que reúne 19 empresas produtoras de cerveja artesanal, que atuam em conjunto para consolidar seu espaço no mercado.
Já no século 21, Invicta, Lund, Pratinha, Walfänger, SP 330, Maltesa, BR Brew, Amarillo e outras marcas se instalaram em Ribeirão. O município também passou a receber vários festivais cervejeiros, como o Ipa Day (maior festival de cerveja estilo India Pale Ale do mundo), Craft Beer, Ribeirão Beer Festival, Nocaute e Oktoberfest.
Serviço
Evento: IPA Day Brasil
Quando: 16 de novembro
Horário: das 14 às 22h
Local: Vitória Hill Centro de Eventos
Endereço: Rodovia Cândido Portinari km 325
Ingressos:
https://eventiza.com.br/evento/ ipa-day-brasil-2024
Valor: R$ 249,90