Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Feriadão deve ter mais chuva  

Climatempo prevê 66 milímetros entre esta quarta-feira (13) e domingo, 17 de novembro, com picos de chuva intensa e temporais  

Os temporais deram trégua no final de semana, mas a chuva permanece em novembro – a média para o período é de 175 milímetros na cidade (Alfredo Risk)

Após a chuvarada que caiu em Ribeirão Preto desde o início do mês, a previsão é de calor, sol e céu claro neste início de semana. Porém, segundo a Climatempo, a chuva deve prevalecer no feriado prolongado da Proclamação da República, o XV de Novembro – e também para o Dia da Consciência Negra (20).

São esperados 66 milímetros entre esta quarta-feira (13) e domingo (17), com pico na sexta-feira (15), de 23,1 mm. A Defesa Civil do Estado de São Paulo e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não emitiram alerta laranja de tempestades para a região, por enquanto.

Significa que os temporais podem ser pontuais – pancadas de chuva com possibilidade de rajadas de vento, raios e trovoadas – ou constante nos dias de pico. Uma nova frente fria deve elevar a umidade a partir de quarta-feira, trazendo instabilidade para todas as regiões do estado.

A chuvarada chegou há cerca de 20 dias e melhorou a qualidade e a umidade do ar, mas também causou transtornos devido às rajadas de vento de até 80 quilômetros por hora. Até sexta-feira (8), havia chovido 254 milímetros, contra 175 da média para o mês, 79 mm a mais, 45,14% acima.

Para outubro, a mediana era de 122 milímetros, mas o volume passou de 300 mm, 87,50% acima dos 160 mm previstos para o mês neste ano, 140 mm a mais. Os temporais deram trégua no final de semana, mas a chuva permanece em novembro. A temperatura máxima deve oscilar entre 27 graus Celsius e 31ºC até domingo.

A mínima vai variar de 19ºC a 21ºC, segundo dados atualizados pela  Climatempo às 17h50 desta segunda-feira, 11 de novembro. Entre o final de outubro e sexta-feira, temporais causaram transtorno em Ribeirão Preto, dando muito trabalho à Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana (GCM), CPFL Paulista, RP Mobi, Secretaria de Infraestrutura e Corpo de Bombeiros.

Várias árvores caíram, alguns moradores ficaram sem energia elétrica e ruas e avenida foram bloqueadas. Teve alagamentos, transbordamento de córrego e enchentes. Não houve registros de pessoas desabrigadas, desalojadas ou feridas, mas a água invadiu a casa de muita gente, principalmente na Comunidade da Locomotiva, na região da avenida Thomaz Alberto Whately, na Zona Norte da cidade.

Nesta segunda-feira (11), os termômetros marcaram entre 32ºC e 34,1ºC à tarde, com umidade relativa do ar entre 33% e 47%, segundo a estação da Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb), instalada no Centro de Ribeirão Preto. Na madrugada e início da manhã, oscilou entre 61% e 71%. Não havia previsão de chuva.

A qualidade do ar na cidade é considerada “boa” já faz cerca de 15 dias. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 30% o município entra em estado de atenção. Quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência.

Par esta terça-feira (12), não há previsão de chuva, com a temperatura entre 19ºC e 31ºC. Na quarta-feira (13), a temperatura oscila entre 20ºC e 27 graus, com 15,4 milímetros de chuva. Na quinta (14) fica entre 20ºC e 29ºC, com 7,6 milímetros.

Na sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República, vai de 21ºC a 29ºC, com previsão de 23,1 milímetros de chuva. O cenário será quase o mesmo no sábado (16), com a temperatura mínima de 21ºC e máxima de 29 graus, mas com expectativa de 6,4 mm de chuva, muita .

No domingo (17), os termômetros devem marcar entre 21 graus e 28ºC, com 13,5 milímetros de chuva. Na segunda-feira, dia 18 de novembro, a temperatura fica entre 20ºC e 30ºC, sem previsão de chuva. Na terça (19) oscila entre 21ºC e 30 graus, sem chuva. Os dados são atualizados toda hora via satélite e o cenário pode mudar de um dia para o outro.

Em caso de temporal, evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos, ou ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques. No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs. Evite tomar banho durante a tempestade. Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos.

Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas. Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta. Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
 

Postagens relacionadas

Baixada Santista – Número de mortos no litoral chega a 28

Redação 1

ANIMAIS FERIDOS – Bosque salva 4 bichos por dia

William Teodoro

Laerte Augusto é reeleito presidente

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com