No mês da Consciência Negra, Ribeirão Preto será palco do 1º Festival da Cultura Afro-Brasileira, que promoverá atrações, entre os dias 19 e 22 de novembro, como oficinas e apresentações de maracatu, samba de coco, balé dos orixás, rodas de samba e de capoeira, palestras, bate-papos e muita comida típica, entre outros eventos. Todos com o objetivo de fortalecer e dar visibilidade à cultura afro-brasileira. Realizado pela Comunidade dos Embaixadores e pela Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da lei de incentivo cultural Paulo Gustavo, o evento promove a diversidade cultural e incentiva a prática e a vivência da cultura negra em Ribeirão Preto.
Ao longo do evento, serão realizadas oficinas de percussão, mestres-sala e porta-bandeira e tranças afro. Haverá shows da Embaixada de Samba, da Escola de Samba dos Embaixadores e do projeto Samba Magnânimo. A programação ainda conta com apresentação do Balé dos Orixás e Afoxé, do Grupo Ogum-Oya e samba de coco e maracatu do grupo NZILA. E haverá rodas de conversa sobre racismo, religião e de outros temas com a Ialorixá Mãe Regina de Oyà e a educadora Silvia Seixas, do Instituto Plural de Cidadania e Educação Vila Bela. As rodas de capoeira ficarão a cargo da Associação Liberdade do Brasil, comandada pelo Mestre Gustavo Pirulito e grupos convidados.
O Festival de Cultura Afro-Brasileira é realizado pelo Grêmio Social, Desportivo e Cultural da Comunidade dos Embaixadores, associação cultural afro-brasileira que se tornou um importante ponto de cultura negra e se localiza no bairro Vila Carvalho, em Ribeirão Preto. É lá que as atividades ocorrerão. A agremiação é uma das mais antigas da cidade, fundada no ano de 1967, com o objetivo de desenvolver projetos e ações voltados ao reconhecimento e valorização da identidade e da cultura afro nas comunidades de baixa renda localizadas no entorno de sua sede.
Entre elas, estão a Vila Mariana, Vila Elisa, Ipiranga, Tanquinho, Quintino Facci, Adelino Simioni, Jóquei Clube, Jardim Aeroporto, Campos Elíseos, Vila Albertina, Salgado Filho, Heitor Rigon e Jardim Independência dentre outros. No entanto, toda a cidade está convidada para o evento, que terá atrações para todos os públicos e idades.
Há anos, a associação cultural promove oficinas gratuitas de capoeira, musicalização em instrumentos de percussão, escolinha de mestre-sala e porta-bandeira e tranças afro. A agremiação possui ainda uma embaixada de samba, sem contar o histórico vitorioso da Escola de Samba supercampeã dos carnavais em Ribeirão Preto.
“O histórico de fortalecimento da cultura afro-brasileira em Ribeirão Preto nos inspirou a reunir artistas das comunidades locais, representantes de vários segmentos, para mostrar seus trabalhos em um universo de ampla troca, processos criativos e aprendizado”, explicou o produtor do evento, Fábio Luís Rodrigues de Sousa. “Além disso, estamos desconstruindo estereótipos e promovendo a compreensão mútua entre os diferentes grupos étnicos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária, que celebra a diversidade como uma riqueza cultural”, completou.
Serviço:
1º Festival da Cultura Afro-Brasileira
Data: De 19 a 22 de novembro
Horário: das 14h às 21h
Local: Sede social da Comunidade dos Embaixadores
Endereço: Rua Ribeirão Preto, 1.111, Vila Carvalho
Entrada gratuita