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Ponte do Royal Park fica mais cara 

Preço da obra sofreu novo reajuste, o segundo desde a assinatura do contrato com a ASF Engenharia e Negócios Ltda, em maio deste ano 

A ponte paralela, que tinha mão única, agora tem sentido duplo de direção: problemas começaram há cerda de 20 meses, em abril do ano passado (Alfredo Risk)

A reconstrução da ponte sobre o ribeirão Preto, na avenida Ubirajara de Souza Roxo, na Zona Sul de Ribeirão Preto, deve terminar ainda este ano, em dezembro, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura. A via liga a Rodovia José Fregonesi (SP-328) ao Condomínio Royal Park e ao distrito de Bonfim Paulista.  
 
Porém, o preço da obra sofreu novo reajuste, o segundo desde a assinatura do contrato com a ASF Engenharia e Negócios Ltda, em maio deste ano. O novo termo de rerratificação foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de terça-feira, 5 de novembro.    
 
A ASF Engenharia e Negócios venceu a licitação ao apresentar a proposta de R$ 1.239.794,62, a ponte teve o primeiro aditamento em 4 de setembro deste ano, no valor de R$ 166.978,32, saltando para R$ 1.406.772,94, alta de 13,47%.  
 
O segundo aditamento, no valor de R$ 90.041,58, foi confirmado na última sexta-feira (1º) e oficializado na terça-feira, via publicação no DOM, aumento de 6,40% em relação ao preço cobrado pela construtora até setembro, custando agora R$ 1.496.814,53.  
 
O valor atual é 20,73% superior ao de maio, quando o contrato foi assinado, acréscimo de R$ 257.019,91. Porém, ainda é 37,35% inferior aos previsto no edital de licitação, de R$ 2.389.079,54. São 892.265,01 a menos. Quando a ordem de serviço foi expedida, a prefeitura divulgou que a economia havia sido de 48,11%, desconto de R$ 1.149.284,92. 
 
Estudos técnicos no local demonstraram que os danos causados pelas chuvas exigiram profunda reforma estrutural. Houve infiltração nas laterais e, ao abrir para consertar os danos provocados pelas erosões, os técnicos descobriram uma trinca. A ponte foi interditada em abril do ano passado, há cerca de 20 meses. 
 
Nesta quarta-feira (6), a prefeitura informou, em nota enviada ao Tribuna, que a ASF Engenharia e Negócios  continua executando a obra e que trabalha para entregar a ponte dentro do prazo estabelecido, dezembro de 2024. Afirma que a empresa encontrou uma rocha no terreno, exigindo adequações nas estruturas das estacas de concreto.  
 
Essa interferência técnica motivou readequações no projeto original e emprego de máquinas apropriadas. A prefeitura diz ainda que já foram instaladas 100% das estacas na cabeceira 01 (28 estacas) e  a execução completa do bloco de coroamento da cabeceira 01.” 
 
Ciata ainda a “a colocação de 100% das estacas na cabeceira 02 (28 perfurações de 13 metros de profundidade); execução de 04 estacas na cabeceira 02; colocação de duas cortinas nas cabeceiras (100%); instalação de 11 vigas pré-moldadas (100%) e a produção de 120 lajes pré-moldadas 
 
A ponte começou a ruir em abril do ano passado, há cerca de 20 meses, causando transtornos a moradores e motoristas. A ponte paralela, que tinha mão única, agora tem sentido duplo de direção. Em junho, a ASF Engenharia e Negócios Ltda concluiu o trabalho de demolição da antiga ponte que estava condenada.  
 
Os trabalhos de reconstrução começaram em maio. Na época, a administração chegou a anunciar que entregaria a nova ponte em no máximo quatro meses, entre setembro e outubro. Em 3 de outubro, a Secretaria de Infraestrutura e enviou nota com novo prazo, de oito meses para liberação ao tráfego de veículos.  
 
O prazo previsto no contrato com a empresa ASF Engenharia e Negócios Ltda EPP, responsável pela reconstrução da ponte na avenida Ubirajara de Souza Roxo, é de oito meses. A obra está em execução e segue o cronograma. A licitação foi homologada em abril. A ordem de serviço, que é a autorização para o começo das obras, ocorreu em maio de 2024. A previsão é concluir a obra em meados de dezembro”, disse.  
 
Também participaram do certame as empresas Alcalá Engenharia e Laforma Engenharia, segunda e terceira colocadas, respectivamente. A licitação foi lançada e publicada em 22 de fevereiro. O equipamento estava com problemas estruturais em uma das pistas. As falhas foram causadas pelas fortes chuvas que atingiram Ribeirão Preto entre o final de 2022 e o começo do ano passado. A nova ponte está sendo construída no mesmo local da antiga. 
 
Contará com novo sistema de captação de águas pluviais e um canal de concreto armado ligando as duas pontes, para conter a erosão. Terá vigas pré-moldadas e um vão com 12,6 metros de comprimento e 12 metros de largura, com volume total de 170m³ de concreto.  
 
Terá duas faixas de rolamento de 4,775 metros e duas barreiras rígidas de 0,40m. Uma das pistas está interditada desde o final de 2022. A prefeitura chegou a divulgar, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, que a recuperação da ponte levaria seis meses contados a partir da data de interdição.  
 
O projeto executivo da obra foi realizado pelo governo Duarte Nogueira (PSDB) em agosto do ano passado, quando foi emitida a ordem de serviço para a empresa Engemost, vencedora da concorrência pública. Em 2023, dois grandes eventos foram realizados na região, mesmo com a ponte interditada, e muita gente reclamou de lentidão no tráfego na via alternativa. 
 

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