A equipe da Polícia Militar Ambiental (PMAmb) resgatou um filhote de suçuarana (onça-parda) com apenas quatro dias de vida, no último sábado, 2 de novembro. O animal foi encontrado em situação vulnerável na entrada da Estrada Sete Placas, em Santa Rita do Passa Quatro, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto.
A localização do animal, longe de áreas de mata e em uma região com intensa atividade agrícola, evidenciou a necessidade de um atendimento especializado. O filhote foi imediatamente transferido ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) Morro de São de Bento, no Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto, em Ribeirão Preto.
O Cetras é referência em cuidados com animais silvestres. A equipe técnica realizou uma avaliação completa do animal, constatando que se tratava de uma suçuarana fêmea. Foram realizados exames para avaliar a frequência cardíaca, respiratória, glicemia, hidratação e pesagem, que constatou que animal estava com 605 gramas – dentro da normalidade. A suspeita é que a mãe tenha deixado a cria para trás durante fuga de incêndio ou outra situação.
Porém, até a manhã desta segunda-feira (4), os veterinários do Cetras não haviam descartado a possibilidade de abandono do filhote pela mãe devido à alguma doença congênita. O setor de Zootecnia e Nutrição desenvolveu uma dieta líquida composta por sucedâneo de leite, gema de ovo e suplementação de cálcio, segundo o zootecnista Alexandre Gouvêa.
Para isso, considerou as necessidades específicas do filhote. De acordo com os responsáveis pelo atendimento ao animal, a resposta à nova alimentação foi positiva, com rápida ingestão da dieta oferecida. Este é o segundo caso de resgate de filhote de suçuarana no Cetras em 2024.
No início de setembro, um macho batizado de Benedito foi encontrado ferido após um atropelamento em uma rodovia próxima a São Joaquim da Barra, durante um período de intensa atividade de combate a incêndios florestais ocorreram na região devido à estiagem. Essa ação de resgate é mais um exemplo do importante trabalho realizado pelo Cetras e pela PM Ambiental à fauna e flora da região.
O Cetras Morro de São Bento, órgão público municipal, faz parte da Rede Cetras de São Paulo, sendo uma das 25 unidades distribuídas no Estado e até 10 de outubro de 2024, havia recebido um total de 840 animais vitimados, 32 por causa de queimadas.
Em caso de dúvidas ou emergências envolvendo a fauna basta acionar o Cetras pelo telefone (16) 3636-2513 (ramal 32), Polícia Militar (190) e Corpo de Bombeiros (193). O Bosque Fábio Barreto Fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos. Mais informações podem ser solicitados pelo telefone (16) 3636-2283.