Neste mês, a importância da doação de sangue ganha ainda mais destaque, especialmente com a comemoração do Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro. Em um momento em que a solidariedade se faz mais necessária do que nunca, o GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto convida a população a se engajar nesta causa.
Com três feriados – Dia de Finados (2), Proclamação da República (15) e Dia da Consciência Negra (20) – muitos podem planejar viagens e, consequentemente, adiar a doação de sangue. Essa situação é preocupante, pois, historicamente, os bancos de sangue enfrentam uma queda nas doações durante os feriados, impactando diretamente na disponibilidade de sangue para os pacientes que necessitam de transfusões.
“É fundamental que a população entenda que a doação de sangue não deve ser deixada para depois. O ideal é que as pessoas doem antes de viajar, garantindo que os estoques dos bancos de sangue permaneçam abastecidos e prontos para atender às demandas dos hospitais que são constantes. Um a cada 10 pacientes internados necessitam de transfusões de sangue para se restabelecerem”, ressalta Micheli Caligioni, captadora do GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto.
A instituição estará fechada nos feriados de novembro, mas, isso não impede que as pessoas compareçam ao local antes dessas datas comemorativas e façam a sua doação de sangue. “Neste mês de conscientização, pedimos que você se junte a nós e faça a diferença. Cada doação pode salvar até quatro vidas. Ao se programar para doar, você se torna parte da solução e ajuda a garantir que todos tenham acesso ao tratamento necessário”, complementa Micheli.
A falta de sangue coloca em risco o atendimento a pacientes que necessitam de hemocomponentes. Em períodos de recessos, as doações diminuem consideravelmente. Este ano, a situação é ainda mais preocupante, pois a unidade já enfrenta uma escassez que pode afetar diretamente a recuperação de pacientes em tratamento.
Devido ao fechamento da unidade nos feriados, os estoques, que já estão em déficit, poderão ser ainda mais impactados. O GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto fica na rua Quintino Bocaiúva nº 975, Vila Seixas. O telefone é (16) 3977-5900 | WhatsApp: (16) 99702-0830.
A unidade funciona de segunda-feira a sábado, das sete às 12 horas, mas não abre nos feriados. Atende a doze hospitais públicos e privados da região, prestando atendimento médico e técnico especializado e fornecendo hemocomponentes aos pacientes que estão internados e precisam de transfusão para se recuperarem.
Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas cerca de 1,8% da população brasileira é doadora. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que esse índice chegue a, no mínimo, 3%. Uma doação pode salvar quatro vidas. A instituição atende doze hospitais na região.
A doação de sangue proporciona chance de vida e esperança aos pacientes internados que necessitam de transfusões. Entre eles, os que têm anemia falciforme, os que estão em tratamentos de câncer, além das vítimas de acidentes de trânsito e queimaduras, pacientes que serão submetidos a cirurgias de médio e grande porte, como cardíacas e transplantes.
Requisitos – Entre outros, um dos requisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Para os menores (entre 16 e 18 anos), é necessário o consentimento dos responsáveis.
Entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.