Levantamento feito pelo Tribuna, junto ao link “Comunicados da Saerp”, disponibilizado pela Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto, no portal da prefeitura, revelou que dos 66 serviços de grande porte realizados entre os meses de julho e outubro, 34 foram resultados de problemas emergenciais inesperados na rede (51,52%) – como rompimento da tubulação e trocas emergenciais de bombas dos poços artesianos, geralmente provocadas por queima.
O número significa que por problemas inesperados, a cada três dias a Saerp é obrigada a fazer algum tipo de reparo imprevisto. A secretaria informa, em nota enviada ao Tribuna, que reparo emergencial “refere-se a qualquer demanda que não está na programação, como, por exemplo, o rompimento de uma adutora, a troca de uma bomba submersa queimada, entre outros tipos de manutenções que fogem do previsto”, disse. Já os outros 32 serviços foram ações programadas com antecedência para melhorar a rede de abastecimento (48,48%).
Segundo especialistas, o constante rompimento da tubulação tem como um dos principais motivos o fato de grande parte da cidade possuir uma rede de abastecimento velha. Como o abastecimento de água no município é feito em grande parte, por marcha, ou seja, após ser captada a água vai direto para consumidor, nos períodos em que o consumo é menor, como na madrugada, a vazão aumenta forçando a tubulação. Ai, a rede acaba se rompendo nos locais onde ela tem maior desgaste.
O grande número de serviços inesperados também afeta diretamente o dia-a-dia da população. Para fazer o reparo, a região onde o problema aconteceu tem o abastecimento de água interrompido por grandes períodos. Levantamento feito pelo Tribuna em comunicados feitos a imprensa pela Saerp, revela que em média, pelo menos três vezes na semana, falta agua em algum bairro da cidade.
Outro fator que contribui para a interrupção do abastecimento são os furtos de cabos de energia elétrica dos poços artesianos. Para tentar resolver o problema a Saerp abriu licitação – na modalidade pregão eletrônico – para a contratação de empresa que fará para fazer a vigilância armada 24 horas de 17 unidades. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de 25 de outubro.
O preço máximo é estimado de R$ 6.202.491,95 por um período de doze meses. As empresas interessadas em participar do certame têm até o dia 13 de novembro para realizar vistoria técnica nos locais listados na licitação. Já a abertura da sessão pública do pregão será no dia 14, a partir das nove horas.
Total de reparos feitos pela Saerp
Julho
Reparos emergenciais – 10
Manutenção Programada – 4
Total serviços – 14
Agosto
Reparos emergenciais – 08
Manutenção Programada – 09
Total serviços – 17
Setembro
Reparos emergenciais – 12
Manutenção Programada – 06
Total serviços – 18
Outubro
Reparos emergenciais – 04
Manutenção Programada – 13
Total serviços – 17
Total período – julho a outubro
Reparos emergenciais – 34
Manutenção programada – 32
Total serviços – 66
Fonte – Portal da Prefeitura de Ribeirão Preto