A Casa Museu Ema Klabin promove até o dia 23 de fevereiro de 2025, a exposição América pré-colombiana: corpo e território, que apresenta mais de 90 peças arqueológicas de diversas civilizações pré-colombianas que habitaram as Américas por mais de 15 séculos. Com curadoria de Daniela La Chioma e Emerson Nobre, a exposição reúne peças da Coleção Ema Klabin, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE-USP), da Coleção Ivani e Jorge Yunes e de coleções particulares.
Vaso de cerâmica da cultura Nasca (100 a.C – 650 d.C) com representação de ser mítico antropomorfo, da Coleção Ema Klabin. Foto: Massapê Audiovisual/ Sergio Zacch.
A mostra apresenta peças datadas entre 1800 a.C e 1750 d.C, produzidas em cerâmica, metais, têxteis, pedra e concha. Muitos destes artefatos são expostos pela primeira vez. A exposição explora a diversidade cultural e as concepções sobre corporalidade dos povos originários por meio de três eixos narrativos: corpo, mito e natureza, e sonoridades.
A representação dos corpos nas peças era uma característica central na produção de várias culturas na América indígena. Além disso, as sonoridades desempenhavam um papel crucial na experiência corporal e mítica. As sociedades ameríndias criaram diversos instrumentos musicais utilizados tanto em rituais quanto como forma de comunicação a longa distância.
“A principal mensagem que queremos transmitir aos visitantes da exposição América pré-colombiana: corpo e território é que a América, antes da chegada dos europeus, era um continente extremamente diverso, com grande sofisticação cultural, ecológica e tecnológica. Os modos de vida destes povos antigos têm muito a nos ensinar sobre as relações em harmonia com a natureza e com a sustentabilidade”, afirma a curadora da exposição, Daniela La Chioma, doutora em arqueologia pelo MAE-USP.
Segundo Emerson Nobre, a exposição foi planejada levando em consideração a maneira como os povos indígenas das Américas entendem e vivenciam o corpo humano. “Desde a concepção desta exposição, percebemos que muitas das temáticas poderiam ser norteadas pela noção de corporalidade ameríndia, segundo a qual ‘o corpo é o lugar pelo qual as pessoas são socializadas’. Os povos que produziram esses objetos são os ancestrais dos povos que habitam o nosso continente hoje e as histórias desta mostra não dizem respeito apenas ao passado, mas também aos povos indígenas que há milhares de anos habitam este continente e vivenciam as suas corporalidades”, analisa o curador da exposição, que é mestre em arqueologia pelo MAE-USP e especialista em coleções arqueológicas da Amazônia.
Cântaro antropomorfo. Chancay (900 d.C – 1476 d.C). Costa central do Peru- CIJY – MAE – USP. Foto: Massapê Audiovisual / Sergio Zacchi
Diversas civilizações
A exposição revela uma diversidade de culturas da região do atual Peru, abrangendo a costa norte (Mochica, Chimu, Lambayeque, Vicús), a costa central (Chancay) e a costa sul (Nasca). A Amazônia também está fortemente representada, com um grande número de peças, principalmente da cultura Marajoara, além de artefatos das culturas Santarém, Maracá, Aruã, Caviana e da Tradição Polícroma da Amazônia. Além disso, a mostra inclui peças de civilizações do Equador, México, Costa Rica, Colômbia, Bolívia e Venezuela, proporcionando uma visão abrangente do patrimônio cultural e arqueológico das Américas.
Destaques
Entre as raridades, destacam-se duas peças andinas do MAE-USP, da Coleção Ivani e Jorge Yunes, que retratam a figura do felino em transformação, uma da cultura Cupisnique e a outra da cultura Chimú-Inca. Outro destaque da região Andina são os vasos escultóricos da cultura Mochica, que representam rostos de guerreiros e governantes com grande realismo, e os cântaros da cultura Chancay, usados como peças funerárias para armazenar oferendas, como grãos e líquidos, junto ao falecido.
A exposição também apresenta objetos sibilantes, que, ao serem preenchidos com água e movimentados, produzem som. Um dos vasos da Coleção Ema Klabin é bastante raro por suas características morfológicas e iconográficas.
Da cultura Marajoara, na Amazônia, a mostra apresenta um pote utilizado para colocar tintas e pigmentos. Além disso, estão em exposição urnas funerárias antropomorfas do estuário amazônico, que mostram a diversidade na representação do corpo dos povos que habitavam aquela região.
Tanga. Marajoara (400 d.C – 1300 d.C) Ilha do Marajó, Brasil- ICBS – MAE – USP. Foto: Massapê Audiovisual / Sergio Zacchi
Há várias curiosidades sobre os artefatos e civilizações apresentados. Na coleção de peças da Amazônia, as tangas de cerâmica da cultura Marajoara merecem atenção especial. “São peças que apresentam uma diversidade de tamanhos, formatos e tipos de decoração. Podemos presumir que essa variedade esteja relacionada às características das pessoas que as usavam e às ocasiões de uso. Essas tangas eram frequentemente encontradas em sepultamentos, mas apresentavam sinais de uso, como orifícios por onde eram amarradas ao copo e marcas de desgaste, mostrando que não foram feitas apenas para acompanhar os mortos”, explica o curador Emerson Nobre.
Réplicas interativas
Durante a exposição, o público tem a oportunidade de manipular réplicas de peças sonoras produzidas pelo ceramista Carlo Cury, pesquisador de cerâmica dos povos nativos.
A exposição América pré-colombiana: corpo e território conta com o apoio de Klabin S.A.
Serviço
Exposição América pré-colombiana: corpo e território
Curadoria: Daniela La Chioma e Emerson Nobre
Até 23/02/2025
De quarta-feira a domingo, das 11h às 17h
Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo.
Sobre os curadores:
Daniela La Chioma Silvestre
Mestre (2012) e doutora (2016) em arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE-USP). Atua nas áreas de Arqueologia Peruana, História da Arte Pré-Colombiana e Arqueomusicologia Andina. Fez residência pré-doutoral em Estudos Pré-Colombianos pela Dumbarton Oaks, Harvard University (2016). Também é membro do Institute of Andean Studies de Berkeley, Califórnia.
Possui experiência no estudo e curadoria de coleções arqueológicas andinas e realizou pesquisas em diversos museus peruanos, como o Museu Rafael Larco Herrera (Lima) e o Museu Tumbas Reais de Sipán (Lambayeque), entre outros, além de participar de escavações em projetos arqueológicos no Peru. Sua tese de doutorado recebeu menção honrosa concedida pela Universidade de São Paulo em 2017. Realizou a curadoria da coleção Ivani e Jorge Yunes doada ao MAE-USP em 2023. Foi responsável pela pesquisa das peças pré-colombianas da Casa Museu Ema Klabin em 2024.
Emerson Nobre da Silva
Mestre em Arqueologia (2017) pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE-USP). Tem experiência no estudo de coleções arqueológicas da Amazônia (Arquipélago do Marajó e Amapá) com enfoque nos estudos iconográficos e estilísticos.
Pesquisou as coleções do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (São Paulo, SP), Museu Paraense Emílio Goeldi (Belém, PA), Museu Nacional (Rio de Janeiro, RJ), Museu do Estado de Pernambuco (Recife, PE) e Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva (Macapá, AP). Realizou a curadoria da coleção Ivani e Jorge Yunes (Arqueologia Amazônica) doada ao MAE-USP em 2023.
Sobre a Casa Museu Ema Klabin:
Casa Museu Ema Klabin Foto: Nelson Kon
A residência onde viveu Ema Klabin de 1961 a 1994 é uma das poucas casas museus de colecionador no Brasil com ambientes preservados. A Coleção Ema Klabin inclui pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, obras do modernismo brasileiro, como de Tarsila do Amaral e Candido Portinari, além de artes decorativas, peças arqueológicas e livros raros, reunindo variadas culturas em um arco temporal de 35 séculos.
A Casa Museu Ema Klabin é uma fundação cultural sem fins lucrativos, de utilidade pública, criada para salvaguardar, estudar e divulgar a coleção, a residência e a memória de Ema Klabin, visando à promoção de atividades de caráter cultural, educacional e social, inspiradas pela sua atuação em vida, de forma a construir, em conjunto com o público mais amplo possível, um ambiente de fruição, diálogo e reflexão.
A programação cultural da casa museu decorre da coleção e da personalidade da empresária Ema Klabin, que teve uma significativa atuação nas manifestações e instituições culturais da cidade de São Paulo, especialmente nas áreas de música e arte. Além de receber a visitação do público, a Casa Museu Ema Klabin realiza exposições temporárias, séries de arte contemporânea, cursos, palestras e oficinas, bem como apresentações de música, dança e teatro.
O jardim da casa museu foi projetado por Roberto Burle Marx e a decoração foi criada por Terri Della Stufa.
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