A prefeitura de Ribeirão Preto anunciou, nesta quinta-feira, 31 de outubro, os números atualizados de matrículas da educação infantil municipal. Todos os 10.687 demandantes por vagas de creche serão atendidos pela rede no próximo ano. A esses, somam-se 10.481 alunos na pré-escola, totalizando 21.168 mil alunos no segmento para o ano letivo de 2025.
É a quarta vez em que a fila de creche no município tem projeção zerada durante a gestão Duarte Nogueira (PSDB). “Não temos nenhuma criança aguardando por vaga em creche. Aumentamos o atendimento na Educação Infantil em 10% e concluiremos nosso trabalho com novos projetos aprovados”, avalia o secretário municipal de Educação, Felipe Elias Miguel.
Há vagas remanescentes, que podem ser preenchidas com a abertura de novas inscrições em janeiro. O número dá resultado à reorganização da educação infantil realizada nos últimos anos, quando foram inauguradas 15 unidades voltadas para o atendimento desta demanda. O município conta, ainda, com 28 convênios estabelecidos para a oferta desta etapa de ensino.
São 184 mil matrículas nos últimos oito anos. Como forma de garantir a continuidade do atendimento, nos próximos meses, novas unidades serão entregues à população. Está prevista a inauguração de uma creche no Jardim Alexandre Balbo e duas novas unidades localizadas nos bairros Horizonte Verde e Manoel Penna passarão a compor a rede.
Três ampliações de creches de período integral (CEI Ana Maria Chúfalo, CEI Thomaz Urbinatti e EEI Eduardo Diniz) estão em andamento. O Jardim João Rossi receberá uma nova creche, por meio de adesão ao Novo PAC, e dois novos projetos estão em fase de aprovação, sendo um no Parque das Oliveiras e outro no Jardim Novo Mundo.